Como ver se o óleo precisa ser trocado?

Essa é fácil! Basta levar o carro num posto de gasolina e solicitar ao frentista que verifique o nível do óleo, certo? Se o nível da “varetinha” estiver baixo, já é hora de trocar. Ops… errado!!!

Na verdade essa resposta é muito variável. Tentando colocar de maneira geral, o óleo sempre precisará ser trocado quando tiver rodado 5.000km (óleo mineral) ou 10.000km (óleo semi-sintético) ou após, no máximo, 12 meses. Nos casos em que o volume de óleo baixo mas ainda está “no prazo”, é indicado completar o volume faltante com óleo de mesma marca e tipo utilizado anteriormente (nunca misturar tipos diferentes). Na ocasião da troca, não se esqueça de solicitar a substituição do filtro de óleo também. Esse sempre deve ser trocado juntamente com óleo para evitar a deposição das partículas em suspensão e a formação da chamada “borra” no motor.

Ao se fazer a verificação do nível do óleo pela vareta, consegue-se saber como está o nível de óleo no reservatório.

Vareta de verificação de nível de óleo

Ele costuma baixar conforme passa o tempo após a troca, pois uma parte é degradada por combustão e também pode ocorrer pequenos vazamentos. Entretanto, às vezes, o veículo pode estar consumindo muito óleo ou vazando em demasia. De maneira geral, se a variação for superior a

0,5 litro de óleo a cada 1.000 km deve-se levar o veículo à uma concessionária ou a um mecânico de confiança para averiguar o que pode estar acontecendo. Outra coisa importante: nunca coloque mais óleo do que deveria no motor. Se o nível de óleo exceder o nível máximo,
não dê a partida em seu veículo. Isso pode danificá-lo! Verifique no manual qual é o volume adequado de óleo que deve ser colocado no veículo no momento da troca.

Para não esquecer do prazo de troca, uma boa dica caso você tenha um celular smartphone com sistema operacional Android é utilizar um aplicativo dedicado (programa de celular Car Maintenance Reminder) que avisa você a hora certa de trocar o óleo com base na sua utilização média do veículo (em Km/mês). Dê uma olhada nesse artigo onde explicamos quais são as possibilidades do programa.

Salientamos que deve-se sempre verificar no manual do proprietário do seu veículo qual é a recomendação precisa para o seu motor. Só assim você realmente estará permitindo que ele opere nas melhores condições.

Restaram dúvidas? Então assista a matéria veiculada no programa Auto Esporte – Exibido pela Rede Globo de Televisão dia 15/08/2010.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um Comentário:

  1. posul carro desde 98 mas não entendo nada porque não sou curioso mas mi aredo de não ter sido porque gasto com coisa basicas agora resolvi aprende o basico começando pelo oleo do motor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *