Comparativo entre óleos

Comparativo entre óleosConfira o comparativo entre os principais óleos vendidos comercialmente no Brasil.

A idéia é servir de instrumento de consulta inicial. É importante que seja verificado no manual do proprietário qual o óleo lubrificante indicado pela montadora do seu veículo. Ao clicar na imagens das embalagens (quando disponíveis), abrirá o folheto técnico (.PDF) contendo mais detalhes das características de cada produto.Para entender melhor o que significam as siglas que caracterizam os diferentes tipos de óleo, leia também artigo específico que elaboramos.


Outras marcas poderão ser incluídas no comparativo, na medida em que as pessoas forem nos requisitando maiores informações.

Para entender as siglas internacionais de indicação de cada óleo para as montadoras, use a legenda abaixo. Note que algumas não apresentam uma codificação com significado. Deve ser usada para procurar óleos quando o manual do proprietário está solicitando (Em outras palavras: quando o manual disser que o óleo precisa atender a especificação GM/Opel LL-B-025, procure um óleo com essa particularidade para colocar no seu carro).

Volkswagen

– VW 505 00    Caravelle e Eurovan
– VW 501 01    Modelos Nacionais e Importados produzidos até 11/2002 (Exceto Passat a partir da linha 2001)
– VW 502 00    Modelos Nacionais e Importados produzidos a partir de 12/2002 (Inclusive Passat linha 2001 em diante)
– VW 505 01    Amarok

Renault

– Motor gasolina: Utilize óleo que cumpra com as especificações ACEA A3 e API SJ ou superior, simultaneamente. Não utilize óleos com viscosidade 0W.
– Motor diesel: Utilize óleos com classificação API CF ou superior e viscosidade 15W40.
OBS: Para Sandero, a indicação é usar o óleo Elf Competitium TX 10W40 ou Excelium LDX 5W40.

BMW

Modelos topo de linha da BMW utilizam os óleos com as seguintes certificações (entre parênteses o intervalo recomendado para troca de óleo)

– BMW Special Oil (a cada 10.000 – 15.000 km)
– BMW Long Life 98 (a cada 30.000 km)
– BMW Long Life 01 (a cada 40.000 km)

FIAT

– Fiat 9.55535G2

Chevrolet

– GM/Opel LL-A-025
– GM/Opel LL-B-025
– GM EMS-9309574    Óleo de motor para primeiro enchimento

Ford
– Ford WSS-M2C-913-A
– Ford WSS-M2C-913-B
– Ford WSS-M2C-913-C1

Mercedez Benz

– MB 229.3

Porsche e Ferrari

– Certificação leva o nome “Porsche” e “Ferrari” mesmo.

Ajude-nos a completar a tabela. Caso haja alguma informação divergente ou você disponha de detalhes de mais algum tipo de óleo envie-nos para que seja incluído no site. Ou deixe um comentário no formulário abaixo. Só aceitaremos informações fundamentadas. Obrigado!

Ultima atualização: 18/03/2012

Novidades: Arrumado API dos óleos da Mobil (agradecimento ao leitor Clayton, da Distribuidora LCarletti).

Embalagem Base Produtos comerciais Classe SAE Classe API Classe ACEA Indicação Preço do Litro

mineral Ipiranga F1 Super SAE 20W40 SF motores 4 tempos a gasolina, álcool e gás natural. R$ 12,00 1 ou R$ 13,90 *

mineral Ipiranga F3 SAE 40, 50 SF motores 4 tempos a gasolina, álcool e gás natural. R$ N/D 1
Valvoline Premium mineral Valvoline Premium SAE 20W50 SF N/D R$ ND
Lubrx SF 40 mineral Petrobras Lubrax Essencial SF 40 SAE 40 SF N/D motores 4 tempos a gasolina, álcool e gás natural. R$ N/D

mineral Petrobras Lubrax Essencial SF20W40 SAE 20W40 SF N/D N/D R$ 11,10 1 ou R$ 12,00 *

mineral Shell HELIX SAE 20W40 SF N/D R$ 10,70 1

mineral Texaco Havoline Super Motor Oil SAE 20W40 SF R$ 11,90 1

mineral Elf Prestielf Super SAE 20W50 SJ R$ N/D 1

mineral Ipiranga Master SAE 20W50 SJ Atende API CF R$ 19,90 *

mineral Ipiranga Super Plus SAE 25W50 SJ Atende API CD R$ 15,90 *

mineral Petrobras Lubrax Essencial SJ SAE 20W50 SJ N/D R$ 14,90 *

mineral Petrobras Lubrax Essencial Alta Rodagem SAE 25W50 SJ N/D motores a gasolina, álcool e GNV ou bicombustíveis, com mais de 100.000 km de uso R$ 19,00 *

Clique para abrir PDF com especificações desse óleo

mineral Shell Helix HX3 SAE 20W50 SJ Motores a gasolina equipados com carburadores convencionais ou sistema de recirculação dos gases de combustão. R$ 11,00 1

mineral Texaco Havoline Superior Motor Oil SAE 20W50 SJ R$ 11,90 1
Valvoline Super Competition mineral Valvoline Super Competition SAE 20W50 SJ A2-96 e B2-98 R$ N/D

semi-sintético Elf Competition HT SAE 10W30 SJ A3 R$ N/D

semi-sintético Tutela Selènia ALFA ROMEO SAE 10W4 SJ A3 Original Alfa Romeo R$ N/D

semi-sintético Castrol GTX 1000 SAE 15W40 SJ Formulado para motores 1.0 R$ N/D

semi-sintético Castrol GTX Alta Quilometragem SAE 20W60 SJ Formulado para motores com alta quilometragem R$ N/D

semi-sintético Castrol GTX 5X SAE 20W50 SJ É formulado também para oferecer máxima proteção contra a formação de depósitos. R$ N/D

semi-sintético Castrol GTX Ecoflex SAE 15W50 SJ Formulado para motores flex. Economiza até 2% de combustível comparado ao 20W-50 R$ N/D

semi-sintético Elf Sporti SL SAE 20W50 e 15W40 SJ A3 R$ N/D

semi-sintético Elf Sporti GAS SAE 20W50 SJ Formulado para motores a GNV R$ 15,90 1

semi-sintético Tutela Selenia RACING SAE 10W60 SL “Altíssima performance; condução esportiva.” R$ N/D

semi-sintético Ipiranga F1 Master SAE 15W40 SL A3/B3 VW 501.01 e 505.00. R$ 19,90 *

semi-sintético Ipiranga F1 Master SAE 20W50 SL R$ 19,90 *

mineral Petrobras Lubrax Essencial SL SAE 15W40 SL A3-02 N/D R$ 15,50 *

mineral Petrobras Lubrax Valora SAE 5W30 SL A1-04 e B1-04 R$ 16,50 *

mineral Shell Helix HX3 K SAE 25W60 SL Motores com mais de 100 mil km a gasolina equipados com carburadores convencionais ou sistema de recirculação dos gases de combustão R$ 16,40 1

mineral Shell Helix HX5 SAE 15W50 SL A2 Motores a gasolina com injeção eletrônica e sistema de recirculação dos gases de combustão R$ 14,70 1

mineral Texaco Havoline Energy SAE 5W30 SL A1 e B1 Ford WSS-M2C913B, Ford WSSM2C913B e GM EMS-9309574 R$ N/D

mineral Texaco Havoline Premium Motor Oil SAE 20W50 SL R$ N/D

mineral Texaco Havoline Ultra SAE 5W40 SL A3-04 e B4-04 BMW Long life 98, GM/Opel LLB-025, MB 229.3, Porsche e Volkswagen 502.00 e 505.00 R$ N/D

20w50

mineral Mobil Super Original SAE 20W50 SM R$ 13,91 1
15w40 mineral Mobil Super Protection SAE 15W40 SM R$ 15,50 1
Valvoline Competition Plus mineral Valvoline Competition Plus SAE 20W50 SL R$ N/D
Valvoline Competition Plus mineral Valvoline Competition Plus SAE 15W40 SL R$ N/D

semi-sintético Castrol GTX Exclusive SAE 10W40 SL A3 e B3 VW 501 00 e
VW 505 01
R$ N/D

semi-sintético Castrol GTX Special SAE 20W50 SL VW 502 00 e
VW 505 01
R$ N/D

semi-sintético Castrol GTX Magnatec SAE 10W40 SL A3 e B3 MB 229.1, VW 505 00 R$ 40,00 1

semi-sintético Elf Competition TX SAE 10W40 e 15W50 SL A3 R$ N/D

semi-sintético Ipiranga F1 Master Plus SAE 10W30 SL A3 e B3 motores Honda e Toyota R$ 25,90 *
semi-sintético Ipiranga F1 Master Plus SAE 15W40 SL motores Fiat e Volkswagen (VW 501.00 e 505.00 e MB 229.1.) R$ 25,90 *
semi-sintético Ipiranga F1 Master Plus SAE 20W50 SL R$ 25,90 *

semi-sintético Ipiranga F1 Master 4X4 SAE 15W50 SL Formulado para veículos 4X4 R$ N/D

semi-sintético Ipiranga F1 Master SAE 15W40, 20W50 SL A3 e B3 R$ 19,90 *

semi-sintético Shell Helix HX5 S SAE 15W40 SL A2 Motores a gasolina, etanol, gás e flex, com injeção eletrônica e sistema de recirculação dos gases de combustão. Evita formação de “borra” no motor. R$ N/D
semi-sintético Texaco Havoline Semi-Synthetic SAE 15W40 SL motores Fiat R$20,98 1
semi-sintético Mobil Super Eco Power SAE 5W30 SM Promete economizar 4% de combustível R$ 26,75 1 ou R$ 30,00 2
semi-sintético Mobil Super Flex SAE 10W40 SM R$ 25,68 1ou R$18,99 2
semi-sintético Valvoline Maxlife SAE 5W30 10W30
10W4020W50
SM “formulado para motores de mais alta quilometragem”
Valvoline durablend semi-sintético Valvoline DuraBlend SAE 5W30 10W30 10W40 15W40 SM A1 e ILSAC GF-4 R$ N/D

sintético Elf Excellium LDX SAE 5W40 SL A3 e B3 e B4 R$ N/D

sintético Elf Evolution SXR SAE 5W30 SL A5 e B5 R$ N/D

sintético Texaco Havoline Synthetic SAE 5W40 SL A3 e B3 BMW Long life 98, MB 229.1 eVolkswagen 505.00 R$ N/D
Petronas Synthium 3000 sintético Petronas Syntium 3000 SAE 5W40 SM A3 e B3 e B4 BMW LL-01,
MB-Approval 229.5,
VW 502.00/505.00, Porche,
GM-LL-B-025
R$ N/D

semi-sintético Shell Helix HX7 SAE 10W40 SM A3 e B3 e B4 Volkswagen 502.00 e 505.00, Fiat 9.55535G2 e MB 229.1 R$ 24,99 *

semi-sintético Petrobras Lubrax Tecno SAE 15W40 SM A3-02 R$ 22,00 *
sintético Mobil 1 com SuperSyn SAE 0W40 SM Mercedez, AMG, Porche, Aston Martin R$ 44,20 1
sintético Mobil 1 SAE 5W20 SM A1 e B1 Chrysler R$ N/D

sintético Castrol Magnatec A1 SAE 5W30 SM A1 e B1 e ILSAC GF-3 Ford WSS-M2C-913-A, WSS-M2C-913-B, WSS-M2C-913-C 1 R$ N/D

sintético Tutela Selenia K Pure Energy SAE 5W0 SJ A1 e B1-04 Todos veículos FIAT com motorização 1.0 e 1.4 R$ N/D

sintético Tutela SELÊNIA Performer SAE 5W-40 SM A3-02, A3 e B4-04 Todos veículos FIAT com motorização 1.4T-Jet. 1.8 e 1.9 R$ 22,50 1
sintético Ipiranga F1 Master Sintético SAE 5W30 SM A3/B4-04, C2-07 e C3-04 VW 502.00/05, 505.00/97 e 505.01/05, MB 229.3, BMW LongLife 04 e Porsche R$ 42,90 *
sintético Ipiranga F1 Master Sintético SAE 5W40 SM A3/B4-04 VW 502.00/05, 505.00/97 e 505.01/05, MB 229.51, BMW LongLife 04 e Porsche. R$ 30,00 1

sintético Ipiranga F1 Master Sintético 10W40 SM A3 e B4 VW 502.00/05 e 505.00/97, MB 229.1, BMW LongLife 01, OPEL GM-LL-A-025 e GM-LL-B-025. R$ 42,90 *

sintético Petrobras Lubrax Supera SAE 5W40 SM A3-04 e B4-04 MB 229.3, Volkswagen 502.00 e 505.00, BMW Long life 98, GM-LL-B-025 e Porsche. R$ 34,90 *

sintético Shell Helix Ultra SAE 5W40 SM A3, B3 e B4 BMW LongLife 01, MB 229,5 VW 502 00, 503 01 e 505 00, Porsche e Ferrari R$ 35,00
sintético Valvoline SynPower SAE 5W30 5W40 SM A1 ou A3/B4 ILSAC GF-4 VW 502.00 & 505.00 BMW Long Life 04 apenas para o SAE 5W40 R$ N/D
sintético Mobil Super Sintético SAE 5W40 SN A3B3 e A3B4 GM-LL-B-025, MB- 229.3, VW 502.00, 505.00 Porsche A 40, Peugeot/Citroën Automobiles B71 2296, BMW Longlife Oil 01, Renault RN0700/RN000710 R$ 30,00 1
Embalagem Base Produtos comerciais Classe SAE Classe API Classe ACEA Indicação Preço do Litro

Caso você não disponha do manual do usuário, recomendamos que visite o site da montadora do seu veículo. Escolha abaixo a montadora que redirecionaremos você para a sessão onde são apresentadas a características de óleos disponíveis nos sites oficiais site.

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95 Comments:

  1. Não encontrei óleo Mobil para meu carro, vocês não trabalham com esta marca? Obrigada.

    • Olá Milena. Ainda não incluímos a marca Mobil na tabela comparativa. Estará presente em breve devido à sua solicitação. Att. Equipe OPC

  2. ola nao encontrei o óleo ACDELCO par ao meu carro

    • Ola reginaldo,
      Realmente não colocamos ainda todas as marcas do mercado.
      Obrigado pela sugestão, iremos incorporar os óleos da ACDELCO na nossa tabela também.
      Equipe OPC

  3. jose augusto (jafa)

    quais os óleos para motores das pajero full – diesel -3.2, sendo que

    o manual só indica Castrol. Não podemos usar de outras marcas mais

    em conta e com as mesmas especificações.

    • Olá José Augusto,
      Entramos em contato com uma das concessionárias Mitsubishi e eles recomendaram olhar no “livrete de bordo” (e não no manual), as especificações do óleo constam nas últimas paginas. Além disso, debaixo do capô há uma etiqueta com essas informações também.
      Quanto à marca, sim, você pode usar qualquer uma contanto que todas as especificações de óleo sejam atendidas.
      atenciosamente
      Equipe OPC

  4. Boa Tarde

    E o óleo Valvoline, um dos melhores do Brasil e do mundo. é o que eu uso.

    Pq não figura na lista??

    Obrigado

    • Olá Kleber,
      Agradecemos sua sugestão. Iremos incorporá-los, de mesma maneira que os da ACDelco sugerido anteriormente, assim que possível.
      grato
      Equipe OPC

  5. Olá, obrigado pelas dicas, são muito esclarecedoras e ótima opção de consulta para quem deseja/necessita qualquer tipo de manutenção no óleo do carro. São informações escassas na internet, e sempre temos que confiar no que os mecânicos nos dizem. É muito bom ter um site de auxílio nos assuntos nos quais somos leigos, para que possamos, no mínimo, entender alguma coisa. É um verdadeiro dicionário sobre óleo de automóveis!

    • Olá Ricardo Barbosa,
      A equipe OPC agradece os seus elogios. Sentimo-nos muito gratificados de receber uma mensagem com a sua. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, basta escrever. Muito obrigado! Equipe OPC

      • Sou novo aqui mais posso dizer que gostei muito dos serviços que vocês da equipe OPC nos ajuda a entender melhor sobre óleos mais também acredito que muitos aqui não perguntaram sobre filtros e quais os recomendados para cada veiculo e também não encontrei algo sobre Audi a3 1.8 20 válvulas (não turbo) agradeço a equipe OPC pelo site alta qualidade de informações.

  6. Bom dia!

    Tenho um peugeot 206 2008 fLEX 1.6 automático e preciso trocar o óleo. Ganhei de um amigo dois galões de óleo (2L cada) de uma marca Portuguesa e a especificação dele é semi-sintético 10w60. A marca é IMPÉRIO, de Portugal. Liguei para a consessionária e me informaram que eles usam nos carros da Peugeot o óleo da marca TOTAL, semi sintético, 15w50. Será que eu posso usar este que ganhei? A diferença de viscosidade em ambos os produtos é grande e vai fazer diferença? No rótulo do fabricante diz que é certificado pela Peugeot também, assim como outras grandes marcas.

    Um abraço e parabéns pelo Site.

    Enílson!

    • Olá Enilson,

      O ideal é você verificar a viscosidade indicada pare seu veículo no manual do proprietário (só para garantir a informação passada pela concessionária). Ainda que seja pequena, as diferenças de viscosidade do óleo são em dois momentos distintos: na partida (sendo o indicado – de acordo com a concessionária – para seu veículo um pouco mais viscoso do que o que vc ganhou de presente) e quando o motor está quente, em trabalho (sendo o indicado para seu veículo um pouco menos viscoso que o q vc ganhou de presente).
      Ainda que pareca ser pequena a diferença, o ideal é sempre seguir a orientação do manual. O carro foi projetado e foi verificado que é aquele óleo o de melhor performance para seu motor (ou pelo, menos isso, deveria ter sido feito pela companhia). O fato de ser homologado pela Peugeot não significa necessariamente que o óleo é indicado para o seu modelo de carro da Peugeot. Essa viscosidade não é de indicação “de manual” muito usual para carros de porte pequeno, como o 206.
      Não nos parece parece provável, mas essa economia de alguns litros oferece riscos desnecessários de dores de cabeça mais adiante.
      Se você resolver experimentar, lembre-se de passar aqui após alguns meses e deixar o relato se algo inesperado aconteceu.

      Agradecemos pela visita e o elogio!
      att
      Equipe OPC!

  7. comprei um gol mil 16v, 2001 com 180mil km e estava funcionando normal, como de praxe ao comprar o veículo troquei o óleo e os filtros em um posto BR, onde o frentista indicou um óleo que nem lembro qual foi, só sei que foi caro quase 140,00 com o filtro. agora o carro está fumando muito uma fumaça branca em qualquer arrancada e em 15 dias as velas ficam totalmente pretas e o carro começa a falhar, já troquei novamente as velas e quero um óleo indicado para este caso. qual óleo um 20W50 ou um 20W60 ou ainda 15W60? cada frentista e logista da uma informação diferente de acordo com o valor do óleo para faturar comissão…

    ou ser´r melhor utilizar um semi-sintético?

    Por favor me esclareçam, antecipadamente agradeço.

    • Olá Cláudio,
      Se o frentista tiver colocado um óleo de baixa viscosidade (10w30, por exemplo, ainda que API SM ou SN), isso pode explicar o que problema q você está enfrentando (isso parece provável por canto do custo você diz q teve com esse óleo). Ou seja, nem sempre o óleo mais caro é o melhor para seu carro, guarde esse aprendizado. Para você entender melhor o significado das siglas, sugerimos que entre aqui, um artigo do nosso site mesmo. No seu caso, sugerimos que peça a sugestão de um mecânico de sua confiança, q possa avaliar o motor. A princípio, duas das viscosidades que você sitou (20w50 ou 20w60) parecem ser razoáveis. Contanto, avisamos que quando o carro está “fumando”, PODE SER um sinal de que chegou a hora de fazer a retífica do motor (ainda mais no seu caso que o motor já está bastante andado) e isso só um mecânico de confiança pode diagnosticar com seguraça.
      Boa sorte!
      A equipe OPC agradece sua visita!

  8. Olá, digijo meu clio 1.0 16v (50.000 km) sempre privilegiando o bom fluxo da mistura mesmo que na grande maioria das vezes isso acarrete giros de medios à altos; meu percurso é 50% rodoviário (90-130Km/h) , o óleo recomendado por muitos é o 15-40, será que p minha utilização não seria melhor o 20-50? Estou no centro-oeste e o carro nao oferece resistencia para dar partida pela manha. Ótimo trabalho pelo site, um abraço.

    • Olé Humberto,
      A siglas SAE (15w40 e 20w50, no seu caso) não estão necessariamente relacionadas com o uso que se faz do veículo (para mais detalhes, entre aqui) e sim, mais diretamente, com a viscosidade do óleo do motor na hora da partida e durante a sua operação. Na verdade, é a especificação ACEA que foi formulada pensando no severidade da condução ao qual os motores são submetidos (veja mais detalhes aqui). No seu caso, aparentemente você tem uma condução relativamente “leve” para o motor (quanto mais tempo em 1ª-2ª marcha, pior) e seu veículo é novo (tendo apenas 50.000km). Portanto sugerimos usar o tipo de óleo que consta no “manual de proprietário” de seu veículo.
      A equipe OPC agradece sua visita e também o elogio! abs

  9. ADILSON ADRIANO SILVA

    Com relação a Linha Mobil 20w50, 15w40, 10w40, 5w30 na tabela consta API SL e na verdade o API é SM, o produto Mobil Sintetico na viscosidade 5w40 o mesmo é SN.
    Abraços

  10. Srs. Boa tarde. Na realidade não é comentário, é um pedido de ajuda. Estou querendo saber que tipo de óelo devo usar no motor do meu carro. Um Buggy VW SELVAGEM/1990 motor de BRASILIA/1600. Não tenho manual do fabricante. Peço-lhes isso pois, a três meses atrás foi feito todo o motor do mesmo(com troca de pistãos, cabeçotes e feito retífica completa). Por isso estou tentando colocar o óleo oreginal sugerido pelo fabraicante do motor. Se possível me oriente. Agradeço desde já. Um grande abraço NONATO.

    • Olá Nonato,
      Infelizmente não dispomos dessa informação para ajudá-lo.
      Se você consegui-la, pedimos a gentileza de disponibiliza-la aqui no site para que outras pessoas possam fazer o mesmo que você, que é bastante apropriado.
      Boa sorte!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  11. Boas.
    Antes de mais nada parabéns pela iniciativa!
    Louvável!
    Gostaria de sugerir uma pequena revisão na tabela de vocês.
    Os óleos da Petrobrás agora tem uma nova linha, que na verdade de novo não tem nada, mas os nomes mudaram para Valora e existem as especificações 5w/30 e 5w/40.

    A Castrol também acabou de lançar uma nova linha de óleos, entre eles o Magnatec C3, 5w/40.
    Seria legal ver esses óleos figurando na tabela de vocês.

    Atualmente, no meu Citroen C3 2009/2010 com 35000 km rodados, uso o Petronas Syntium 3000, que também não vi na tabela.
    Suas especificações são as seguintes:

    100% sintético
    SAE 5W-40
    API SM/CF
    ACEA A3/B3/B4
    BMW LL-01
    MB-Approval 229.5
    VW 502.00/505.00
    PORSCHE
    GM-LL-B-025

    Aparentemente é um óleo comum. Não senti grande diferença na performance.
    O próximo óleo que utilizarei é o Castrol Magnatec C3 na próxima troca.
    Quando o fizer, posto minhas impressões.

    Depois do Castrol, usarei o Mobil 05w-40.
    Vamos ver qual parece ser o melhor.

    Abraços a todos.

    • Olá Marc,
      Agradecemos suas valiosas sugestões, incorporamos as modificações que você sugeriu na tabela.
      Caso venha a encontrar mais alguma coisa, não exite em nos avisar. Aguardaremos suas observaçoes sobre o Magnatec.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  12. Gostaria de saber qual o melhor oleo para a Palio Weekend Style 2001 – Motor 1.6 com 16V?

    • Olá Antônio Carlos,
      Agradecemos pela pergunta.
      Orientamos as pessoas utilizem sempre o óleo de motor com as especificações recomendadas pela montadora. Essas informações estão disponíveis no manual do seu veículo.
      Após encontrá-la, coloque aqui os detalhes para que outros visitantes do nosso site possam encontrá-la com maior facilidade.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

      • Melhor óleo do mundo, reduz o atrito das peças, vibrações ee trabalhar com o motor mais suave, ganha em performance. Óleo MOTUL 300V. tanto pra moto quanto pra carro. Ja usei em moto de competições e aprovo. Só é caro devido a esse país de tributos.%…..
        Abraços. Espero compartilhar informaçoes com vcs.

  13. Comprei nesta semana um HONDA FIT LX 1.4 FLEX CAMBIO MANUAL, com 53.000KM rodados. Pedi pra eles trocarem o óleo e colocarem o tipo recomendado no Manual que é o 10W30, mas eles colocaram o 5W40.
    Que problemas poderão ser gerados caso eu continue rodando com este é óleo que é diferente do recomendado? Preciso trocar imediatamente para o óleo recomendado no Manual? Obrigado pela resposta!

    • Olá Mario Reuter,
      Não será necessário trocar o óleo imediatamente não, a diferença de viscosidade é pequena para que hajam danos ao motor. O máximo que pode acontecer é o motor operar em uma faixa de eficiência menor do que a possível. Contudo, recomendamos que você volte ao óleo de especificação do manual na próxima troca.
      agradecemos pela visita e pela pergunta.
      Att.
      Equipe OPC

  14. Olá,

    Vcs. tem 10 litros do óleo Mobil 1 – 0w40? Caso afirmativo, quanto sai para o CEP 05436-060? Qtos dias para chegar? Abs, Alex

  15. ola td bm… estou com duvida…
    tenho umn palio 1.4 06/07 ele esta com 57 mil km eu uso oleo 15w40…
    sera q eu posso a usar 10w40, 5w40 ou 5w30 obrigado pela a sua atencao.

    • Olá Ralphe,
      Agradecemos pela pergunta.
      Orientamos as pessoas utilizem sempre o óleo de motor com as especificações recomendadas pela montadora para que ele opere sempre com a maior eficiência possível.
      Essas informações estão disponíveis no manual do seu veículo.
      Após encontrá-la, coloque aqui os detalhes para que outros visitantes do nosso site possam encontrá-la com maior facilidade.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  16. Por gentileza,

    tenho uma RAV 4 com 200.000. Devo trocar o óleo recomendado pela Toyota por um óleo mais viscoso?

    • Olá Adalberto,
      Agradecemos pela pergunta.
      Seu veículo está com a kilometragem bastante elevada, portanto pode depender das condições do motor. O motor já foi retificado?
      Nesse caso, o ideal é verificar as condições sempre com um mecânico de confiança.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  17. Troquei o óleo do carter de minha Pajero Full(diesel) em uma oficina.
    Só que colocaram o óleo Mobil Super Flex. Devo trocar imediatamente o óleo?
    Gostaria de um bom esclarecimento para que eu possa “brigar” na oficina.

    • Olá Rafael,
      Recomendamos a utilização do óleo que consta no manual do seu veículo. Carros movidos à diesel usam óleos com uma especificação à parte, precisaria verificar no seu caso o que foi feito exatamente. De qualquer forma, sugerimos uma consulta ao Código de Defesa do Consumidor.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  18. olá gostaria de saber qual o oleo que pode ser trocado com 10000km

    • Olá Odair,

      A extensão do período de troca depende do tipo de óleo adquirido, variando de marca a marca, modelo a modelo. Ela deve ser seguida com cuidado, para evitar a formação de borra, devido ao excesso de contaminação e de oxidação do lubrificante. Essa informação costuma estar presente no rótulo do produto e é recomendado segui-la pensando em uma utilização quando a maior parte do tempo o carro está na estrada (com serviço leve).

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  19. Tenho um Santana 1.8 ap 2003 álcool e gnv está com 168.000mil km, motor aparentemente normal, não fumaça, nem baixa o nível do óleo, só noto quando dou partida pela manhã faz um barulho por poucos segundos, cerca de 2 a 3 segundos e depois acaba, mas antes não tinha esse barulho, pode ser o óleo?
    Confesso que achei besteira trocar o óleo de 6 em 6 meses, já que rodo muito pouco por mês, cerca um pouco mais ou menos de uns 250km por mês, a última troca foi um castrol, não lembro a especificação, acho que foi um10w40, mas foi em 29/12/2010, isso mesmo tem 1 ano e quase dois meses atrás. Só agora que atingiu 5.000mil km.
    Andei pesquisando na net e parece que estou cometendo um pecado que pode sair bem caro. Quase não estou andando no carro, pois tenho que trocar urgente esse óleo, mas estou na dúvida de que óleo colocar! Tô com vontade de trocar por um no mínimo semi sintético. Tem um óleo da Ipiranga semi sintético 20w50 SL que um frentista me mostrou no posto, mas o mecânico recomendou um Castrol antiborra eu acho que é um 20w50 também só que mineral. Pergunto, posso esticar a troca do óleo já que ando pouco no carro e esse óleo Ipiranga é bom pru meu carro ou é melhor um mais fino tipo 15w40 semi sintético ou esse castrol antiborra mesmo?

    • Olá Alexandre,
      A extensão do período de troca depende do tipo de óleo adquirido, variando de marca a marca, modelo a modelo. Ela deve ser seguida com cuidado, para evitar a formação de borra, devido ao excesso de contaminação e de oxidação do lubrificante. Essa informação costuma estar presente no rótulo do produto e é recomendado segui-la pensando em uma utilização quando a maior parte do tempo o carro está na estrada (com serviço leve).
      O melhor óleo para seu carro é aquele com as especificações que constam no manual do usuário do seu veículo. Se o seu manual não especifica o contrário (como os motores Honda, por exemplo) prefira sempre oleos semi-sintéticos com a especificação API mais alta (SL ou SM). Vejo que você tem preferência pelos óleos da Castrol, uma possibilidade seria usar a tabela de referência deles. Mas note que não há Santana 2003 disponível lá (tem certeza q é esse o ano de fabricação do veículo?).
      No site da volks consta que o óleo que deve ser usado para veículos produzidos até 11/2002 é o de especificação SAE 10W40 com norma VW 501 01. Verifique no seu manual se é esse mesmo.
      obrigado pela visita e pela pergunta!
      atenciosamente
      Equipe OPC

  20. Olá, até pouco tempo usava o oleo Castrol Gtx Special Semi-Sintético, 20/50, mas o mesmo saiu de linha, em um kadett gas. c/ 90,000km, que oléo semi sintetico 20/50 ou 15/50, poderia usar?
    Obg.
    Nilson

    • Olá Nilson
      Pensando especificamente nos óleos produzidos pela Castrol, de acordo com essa tabela você pode usar tanto o Castrol Magnatec 10w40, como o GTX Ecoflex 15w40 ou GTX 20w50 (que era o que vc utilizava). Sempre recomendamos você utilizar a especificação SAE que consta no manual do usuário do veículo. Cheque se é a 20w50 mesmo e se for, pode colocar de qualquer outra marca (veja exemplos na nossa tabela comparativa) que apresente essa especificação, contanto que tenha base semi-sintética e de especificação API mais alta possível (SL ou SM).
      Obrigado pela visita e pela pergunta!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  21. Olá,
    Me lembro ter visto em uma revista de grande cirdulação uma tabela mostrando o melhor óleo para motor de automóvel e foi daí que decidi usar o Óleo UNIFLO da ESSO, era o que melhor lubrificava e com isso reduzia o desgaste do motor.
    Gostaria de saber se conseguem colocar nessa tabela de classificação qual marca ou tipo de óleo garante menor desgaste das peças internas do motor?
    Grato.

    • Olá Ademir,

      Agradecemos a pergunta, seu ponto é bastante interessante!
      Não acreditamos que exista um óleo de marca/tipo que seja capaz de garantir o menor desgaste de todos os motores, de maneira geral. O que conseguimos trabalhar é o com MELHOR oléo para o motor DO SEU carro. Ou seja, cada tipo de carro (motor) requer um óleo com características específicas para minimizar o seu desgaste, dentre outras propriedades. Sugerimos a leitura desse nosso artigo, dentre outros do nosso site, para o melhor entendimento da questão.
      O óleo UNIFLO da Esso é um produto comercializado há muitos anos, e apresenta diversas especificações de viscosidade, por exemplo. Mas não exatamente um óleo moderno, como o API SN.

      Agradecemos sua visita e a pergunta,
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  22. Olá, boa tarde.Comprei para meu carro o óleo Ipiranga F1 Master 15w40 com base mineral.Meu carro é um Fiat Marea 1.8 16v.Antes, eu estava usando o F1Master Plus 15w40,com base sintética..Há algum problema na troca do óleo?O cabeçote do carro foi todo refeito, devido um atropelamento de válvulas.Aguardo uma resposta.

    • Olá Cleverton,

      Os diferentes óleos que você cita apresentam as mesmas especificações de viscosidade SAE (15w40). Isso pode te dar uma tranquilidade qnt àviscosidade , que é uma das principais características do óleo que influenciam a performance do motor (principalmente se estiver de acordo com o sugerido manual). Contudo, há outras qualidades importantes. O óleo mineral costuma apresentar mais resíduos em sua composição e se o seu carro for de alta performance pode haver alguma diferença. No mínimo, sugerimos que a troca seja feita num intervalo menor de tempo, respeitando os limites sugeridos pela produtora do óleo.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  23. Boa Tarde. Tenho um Peugeot 206 flex 1.6 16v com 180mil rodados. Atualmente uso óleo 15-40. Devo usar alguma outra viscosidade devido meu motor ser mais rodado?

    • Olá Marcel,
      Se não estiver havendo nenhum problema com o motor (liberação de fumaça escura, por exemplo), não é necessário trocar o tipo de óleo. Outro aspecto que é recorrente é a diminuição frequente do nível do óleo (sendo necessário ficar repondo). Se algum dos dois casos estiver acontecendo, sugerimos a visita a um mecânico de confiança, que dependendo do caso, poderá sugerir retíficar o motor.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  24. Olá Boa Noite!!
    Bem, recentemente comprei uma Palio 1.0 ELX Fire 16 v 2000/2001, com 135.000km rodados, e quero trocar o óleo, a antiga proprietária, estava usado o óleo mineral VS+ SJ 20w50, e quero botar um semi sintético, mas com a especificação SL 15w40, tem algum problema? Vc pode dar alguma dica na marca, qual é a melhor?
    Fico grato
    Aguardando resposta

    • Olá Fábio,
      Nós sempre recomendamos a utilização do óleo que consta no manual do proprietário. Recomendamos uma verificada sua lá. Com relação às marcas, praticamente todas são idênticas no quesito qualidade quando comparados os óleos q tem a mesma especificação (SAE, API, ACEA etc…). Fica a seu critério.
      Caso hajam mais duvidas, basta escrever.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  25. junior figueiredo

    ola tenho um gol special 99 1.0 8v motor at no momento uso o oleo lubrax semi-sintetico tecno 15 w40 o meu carro bate tucho na primeira partida ou quando esta frio ele esta chegando a 140.000km.tem alguma indicaçao de oleo pro meu caso?pensei no shell helix 20w50 o que vc acha.obrigado.

    • Olá Junior,
      O óleo 20W50 em tese seria ainda menos indicado, pois é mais viscoso na partida (20 é maior que 15). Nós recomendamos que você visite um mecânico de confiança. Obrigado pela visita.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  26. ESTOU MONTANDO UMA LOJA DE TROCEA DE OLEO QUERPO SABER ESPCIFICAMENTE TUDO SOBR LUBRIFICANTE

    • Olá Antônio Marcos,
      Se você quer saber tudo sobre óleo lubrificante você está no site certo!
      Navegue pelas nossas páginas e se houver alguma dúvida não hesite em nos contatar.
      Agradecemos a visita!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  27. Ola, boa noite.

    Dentre os varios fabricantes de oleos lubrificantes existem diferenças nas propriedades dos oleos dos mesmos. No meu caso, o uso do oleo recomentado no manual do carro é o 5w40. Mas, como falei, dentro dessa recomendação do fabricante do carro, existem varias marcas de oleo com essa espcificação 5w40 que possuem caracteristicas diferentes. O que devo levar em consideração entre as propriedades desse oleo especifico, (caracteristicas principais), para que eu possa sempre escolher a melhor opção dentre as varias marcas? Ou seja, sempre escolher o melhor óleo?

  28. Sendo mais especifico sobre a pergunta acima. Quais as informações em numeros que eu devo escolher para sempre ter o melhor oleo para um SAE 5W40?

    Exemplo:

    oleo sae 5w40

    Viscosidade Cinematica (cst) @40º C =?
    Viscosidade Cinematica (cst) @100ºC =?
    Indice de Viscosidade =?
    Densidade @15º C =?
    Ponto de Inflamação =?
    Ponto de fluidez =?

    etc…

    Agradeço desde já.

    • Olá Beto,
      Sua preocupação em obter o “melhor óleo” é bastante pertinente e de fato são características como as que você citou que são levadas em conta na hora de determinar a especificação SAE. Entretanto, olhando atentamente você verá que o “melhor óleo” dependerá mais da sua aplicação ou do aspecto que você esteja procurando para que ele seja melhor (veja um exemplo-propaganda aqui, em ingles). No caso, algumas caracteristicas são usadas para compor a especificação, e é se respeitar um determinado intervalo após a medida usada para a classificação. Infelizmente há uma certa dificuldade em obter informações atualizadas (veja aqui uma tabela comparativa dos idos de 1999; a SAE “vende” essa informação). Em breve traremos um artigo abordando essas questões mais técnicas sobre a viscosidade, por hora sugerimos que você visite esse link.
      De qualquer forma, agradecemos sua visita e interessante pergunta.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  29. Sebastião L. M. Costa

    Gostaria de saber em que classe SAE e API seria aqui no Brasil a sigla ILSAC GF-3, pois esta e a especificação que esta no manual do Kia Cerato 2011.Não sei qual o oleo correto para o meu carro.

  30. hudson f g terencio

    Olá, gostaria de saber se posso usar o óleo SynPower SAE 5W30 API SM/CF, da valvoline no motor do uno mille fire economy ano 2010, pois já utilizo o óleo 5w30 da selenia…

    • Olá Hudson,
      A marca fabricante do óleo não importa (salvo algumas excessões), o que realmente importa é a especificação deste óleo. Se, e somente se, o óleo 5W30 está constando no manual de usuário do seu veículo como o óleo indicado, aí a resposta é sim, é possível utilizá-lo ao invés do selênia anterior. Caso contrário sugerimos que passe a usar o óleo sugerido no manual na próxima troca.
      Obrigado pela visita e agradecemos pela pergunta,
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  31. paulo henrique lemes de abreu

    BOM DIA

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO TROCAR O OLEO SJ 20W50,PELO SF 20W40
    MEU CARRO E UM UNO 1999 A GAZOLINA.

    AGUARDO RESPOSTA

    GRATO

    • Olá Paulo Henrique,
      É necessário que você verifique no manual de usuário qual é o óleo indicado para seu veículo. As especificações costumam variar de marca para marca, inclusive de ano para ano do motor. Do ponto de vista técnico a mudança que você propõe fazer é partir de um óleo mais viscoso (20w50) para outro um pouco menos viscoso (20w50) e ao mesmo tempo você estaria piorando o API dele (passando de SJ para SF, que está obsoleto hoje em dia).
      Recomendamos a leitura do nosso artigo para entender as letrinhas dos rótulos de óleo para motores.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  32. Carlos Alexandre

    Bom dia pessoal da Equipe OPC,
    minha primeira visita ao site e estou gostando muito. Como não sou entendedor de lubrificantes, ao ler no alto desta página as especificações para os automóveis da marca Renault (possui clio 1.0 16V),me deparei com a informação “não utilize óleos com a viscosidade 0W”. Recebi a indicação para utilizar lubrificante 10W40, e me veio a dúvida: não utilizar óleos 0W quer dizer que devo utilizar óleos 15w40 ou que realmente existem óles 0w30, 0w40, etc ?
    Espero ter conseguido me fazer entender.
    peço desculpas, desde já, por ignorar informação tão basal.

    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Olá Carlos Alexandre,
      Sim, existem óleos com as especificações começando com zero (0w30, 0w40, etc). Óleos contendo essas especificações são particularmente úteis onde é muito frio, pois o óleo é bem pouco viscoso à baixas temperaturas. Para completar seu conhecimento a respeito desse assunto sugerimos a leitura do nosso artigo sobre as especificações e as siglas dos óleos de motor.

      Obrigado pela visita e pelo elogio. Se tiver mais alguma dúvida basta nos escrever.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  33. Carlos Alexandre

    Olá Pessoal,
    Continuei pesquisando o site e lendo alguns artigos sobre a nomenclatura nas embalagens de lubrificantes e descobri informações sobre viscosidade. Os números e letras correspondem a capacidade de viscosidade para partida à frio e quando o motor está aquecido. Encontrei também indicações como SAE 30 e SAE 40. Concernente a minha dúvida anterior, o que não posso utilizar em meu veículo seria lubrificantes como os últimos que mencionei acima, correto?

    Abraços

    • Olá Carlos Alexandre,
      Veja a resposta acima, acreditamos que lá conseguirá obter todas as respostas de maneira completa. Caso ainda fique com dúvidas, escreva-nos.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  34. Carlos Alexandre

    Bom dia Equipe OPC,

    A Renault me indicou o óleo ELF TX Competition 10w40, mas foi muito difícil encontrá-lo, então comprei o Castrol Magnatec Exclusive 10w40 API SM Moléculas Inteligentes. Por prestar a atenção nas especificações descritas acima não percebi que também constava no rótulo os dados VW 501 01 e fiquei preocupado em utilizar este óleo ao invés daquele. Vocês acham que causará algum problema ?
    Tanto o ELF quanto o Castrol são semi-sintéticos e especificado 10w40.

    Obrigado

  35. Oi!

    Favor podem elucidar minha dúvida? Agradeço pela atenção.

    Tenho um voyage 88/89 motor 1.6. No manual recomendam óleos 20w50 ou 20w40. O carro esta com 68.000 kilometros.

    Pelo que entendi lendo os vários e ótimos artigos publicado aqui, sobre óleos, não terei nenhum problema em utilizar um óleo 0w40 no motor do voyage estou certo?

    Será que apareceram ruídos novos no motor?

    Além do óleo recomendado no manual qual outro óleo você(s) recomendam?

    Muito obrigado.

    • Olá Wagner,
      Agradecemos a visita e a pergunta. NA verdade não é recomendado utilizar o óleo 0w40 no seu motor, pois ele possui baixa viscosidade com o motor desligado (frio). Pode ser que vc não tenha problemas, mas aumentam as probabilidades de haver vazamentos ou diminuição do nível de óleo por excesso de queima (pode acontecer de começar a soltar fumaça pelo escapamento). Para seu veículo, que já é mais velinho, o recomendado é usar um óleo mais viscoso e os SAE indicados no manual (20w50 ou 20w40 como vc indicou) preenchem esse requisito.
      Qnd vc for trocar o óleo, recomendamos também você procurar comprar ele com especificação API SM, para garantir a sua qualidade, OK?

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  36. Obrigado por responder.

    Você falou que a viscosidade do óleo pode ser um problema para o
    motor do voyage88/89/1.6/68.000km. porém comparando os óleos na tabela abaixo a viscosidade parecer não ser problema.

    Óleos com o indicador ( )W(inverno) baixo não parace ser problema
    para o motor já que a viscosidade em baixa temperatura é bem alta.

    O foco maior é a viscosidade em alta temperatura estou certo?

    Onde moro no RS a temperatura no verão pode chegar a 35C e esta dentro
    das especificações do óleo 40.

    Entre o óleo recomendado pelo manual 20w50 e outro como o 10w40
    observando os dados abaixo, não seria melhor para o carro usar
    o óleo 10w40 ou 0w40? Visto que o índice de viscosidade do
    10w40 SeMi-S é melhor?

    Esta variação da visocidade em 100c entre o 20w50 é 10w40 é bem
    pequena.

    Mesmo assim você acha que não é indicado usar o óleo 0w40 ou 10w40?

    Será mesmo que sempre é vantagem usar o óleo recomendado pelo
    fabricante?

    OBrigado pela atenção e pelo tempo dedicado aqui para elucidar
    as dúvidas de todos.

    Base API Viscosid. Pt.fluidez Visc.40C Visc100c Ind. Visc.
    Mineral SF 20W50 – 3ºC 160,80 18,94 134,00
    Mineral SL 15W50 – 27ºC 139,30 18,72 152,00
    Semi-Si SL 10W40 – 32ºC 93,80 14,20 157,00

    • Olá Wagner,

      A leitura de inverno/verão é ao contrário. Num óleo multiviscoso, o primeiro número que aparece é o indicador de viscosidade à baixa temperatura (inverno). O segundo, depois do W, é o indicador de viscosidade à alta temperatura. Esses números não são “a temperatura” em si, mas apenas um indicador da viscosidade delas em baixas e altas temperaturas.
      Um óleo multiviscoso SAE 0W40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 0W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização. Eventualmente, em motores mais antigos, essa baixa viscosidade quando o motor ainda esta frio pode trazer problemas. É daí que vem o principal argumento para a recomendação de um óleo mais viscoso às baixas temperaturas (20W40, por exemplo). Usar o 0W40 não é proibido, mas você PODE ter problemas ainda que as diferenças pareçam realmente pequenas.
      Acreditamos que você possa entender melhor o funcionamento dessa nomenclatura lendo o nosso artigo à respeito,”O que significam as siglas nas embalagens de óleo lubrificante?“.
      Caso reste alguma dúvida não exite em nos perguntar.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  37. helio lucio dias junior

    bom dia, tenho gol 1.0 8v at 2002 com 160m km recom.oleo 10w40 porem tem usado 20w50 sj ou+ GOSTARIA de usar original porem o desgaste poderia apresentar consumo e ruido [queima acentuada] nao sei o q faço

    • Olá Helio,

      De fato, em motores mais com maior quilometragem rodada, muitos usam óleos mais viscosos, como o que vc citou. Nesses casos, somente uma avaliação por seu mecânico de confiança vai te dar a solução mais adequada (pode acontecer do óleo mais viscoso estar mascarando problemas no motor). Por outro lado, se vc está satisfeito com o desempenho do seu motor com esse óleo, sugerimos não mudar sua especificação SAE (mas pode pegar com maior API, SM por exemplo) para não aumentar a probabilidade dos problemas que você citou e te poupar a retífica do motor (por um tempo). A troca nesse caso pode trazer mais dores de cabeça do que um desempenho elevado.
      Agradecemos a pergunta,

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  38. Tenho um Palio antigo 2005, motor Fire 65CV 1.0. No manual, recomenda o óleo 15W40 API SL. Gostaria de saber, se posso utilizar um Mobil Eco Power 5w30 API SM ou então um Castro Magnatec A1 5W30 API SM, já que o 5W30 está sendo utilizados nos novos motores 1.0 da Fiat. Qual a consequência? Obrigado!

    • Olá Helvecio,
      Sugerimos que você mantenha o óleo recomendado no manual. É possível vc pegar um API melhor (SM ou SN), mas a especificação SAE deve ser mantida pois as que você citou são de óleos menos viscosos do que o óleo recomendado. Se vc usar o outro não necessariamente terá problemas mas PODE acontecer de haver diminuição mais rápida do nível devido à queima de óleo na câmara de combustão (por ser menos viscoso, ele acaba fluindo através de pequenas fissuras do motor já mais antigo).
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  39. Boa tarde,

    Parabéns pelo site! Realmente muito bom!

    Possou um Megane 2.0 16v e na troca de óleo o recomendado é o ELF Competition TX 10W40.
    Porém na concessionária Renault da minha cidade não irei pois o atendimento é precário, parece que faço um favor à eles levando meu carro lá.

    Solicitei orçamento em outra oficina e pedi pelo óleo ELF mas eles trabalham com o Mobil.
    Poderiam me ajudar me explicando qual óleo Mobil terias características semelhantes ao ELF Competition TX 10w40?

    Desde já agradeço a atenção!

    att,

    • Olá Marcos,
      O “ELF Competition TX 10W40 é um óleo semi-sintético que possui API SL (clique aqui para ver outras caracteristicas técnicas). Se vc vai usar o óleo da Mobil, recomendamos o “Mobil Super Flex”, que possui SAE 10w40 (idêntico ao q vc precisa) e possui API SM, ainda melhor do que o óleo ELF. Pode usar esse que seu veículo vai gostar!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  40. Meu olá para a equipe do OPC.

    Tenho um VW Gol 1.0 M.I 1997 motor “AT” com quilometragem acima dos 100.000 km. No manual do proprietário as únicas especificações que constam sobre o lubrificante a ser utilizado seriam o API-SH, e segundo algumas pesquisas verifiquei que este está ultrapassado. Gostaria de saber qual melhor tipo de óleo para o meu carro nessas condições. Sintético, mineral, multi-viscoso, etc…

  41. Tenho um Gol MI 1.0 97, motor com 150.000 Km, motor praticamente novo, carro de garagem, me indicaram na oficina o óleo Selenia Perform 5w40 VW 502.00, sei que para este carro deveria ser óleo VW 501.00. Mas na tabela da Selenia indica este óleo para o gol 97. E agora ? Está certo. Me disseram que eu posso usar especificação 502.00 onde indica 501.00 é verdade ?

  42. Olá equipe OPC! com a posse de meu automóvel herdado da familia, passei a atentar mais quanto a qual óleo colocar. Adorei o site e já o divulgo entre amigos! textos técnicos claros e concisos são raridade hoje! parabens ao editorial!
    Se trata de um Kadett muito mimado, originalissimo, 1.8 carburado (1990) que roda predominantemente no GNV( há 11 anos), mas usando sempre alguns poucos minutos por dia de gasolina para nao deixá-la parada.
    Ocorre que o carro (muito bem conservado) está com 249.000 Km e, que eu me lembre, não foi aberto o motor ha menos de 15 anos (tempo em que está conosco), e dificilmente teria sido aberto com o primeiro dono antes disso. Escuto do meu mecânico que se deve manter a especificação do manual (óleo mineral, 20-50 se não me engano).
    Minha dúvida é a seguinte: me passou pela cabeça que se eu colocasse um óleo semi sintético ou sintético, as propriedades limpantes eliminariam grande quantidade de sujeira acumulada (por mais que o carro nunca tenha fumaçado, nem sofrido negligencias quanto a manutenção pelo dono) fazendo assim com que o motor fique mais “livre” girar, me rendendo alguns reais a mais de economia.
    o meu medo é que essa limpeza termine por limpar alem do necessário e possa entupir alguma coisa, ou retirar uma sujeira de algum lugar em que seja melhor que ela ate ficasse la (sei la, imaginei que a sujeira em volta do anel do cilindro pudesse ajudar em algo!)
    Podem me dar um norte?
    abraços!

    • Olá Klauss,
      A rigor seu mecânico está correto. Deve-se sempre seguir as instruções do manual.
      Colocar o óleo semi-sintético ou sintético não necessariamente vai conseguir limpar a sujeira acumulada há tanto tempo. Considerando que o veículo é bastante mimado, não convém mexer em “time que se está ganhando”, exceto se houver um acompanhamento próximo com seu mecânico de confiança e uma boa dose de paciência caso algo não dê certo. Boa sorte!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  43. Realmente, um site de muita importância e muito bem feito! Parabéns!

    No manual do Celta só informa que o óleo é o API-SL ou superior e viscosidade SAE 5W30. Esse óleo é mineral, semi-sintético ou sintético? Na revisão eles usam o ACDelco, que na embalagem não diz qual é a base. Já vi várias informações que se contradizem, então está complicado entender. O Cruze usa o API-SM 5W30, que segundo informações que tive, supostamente seria sintético.

    Um bom exemplo tem a Honda, que deixa bem claro que no Civic é 10W30 mineral e ainda compensa financeiramente fazer a troca na concessionária.

    Eu gostaria de usar outra marca de óleo, porque não quero ficar refém das concessionárias. Mas antes gostaria de saber qual óleo usar no Celta, mantendo a base correta.

    Desde já, agradeço.

    • Olá Thiago,
      Agradecemos a visita e ficamos contentes que tenha gostado do site. Você está corretíssimo em obter mais informações sobre a base do óleo. Infelizmente não possuímos informações específicas referentes ao Celta. Sugerimos que você entre em contato com uma concessionária da Chevrolet que eles são obrigados a fornecer essa informação.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  44. Olá.
    Gostaria de saber quais as marcas homologadas dos oleos sae 15w40 / sae 68 / 10w / sae 10w30. E aonde posso encontrar estas homologações.
    Att/
    Walter

  45. Olá Equipe do OPC! Sempre volto aqui para ler as perguntas e respostas que me ajudam a tornar um consumidor mais consciente!

    Obrigado pela difusão do conhecimento acessível a todos! estão de parabéns!

    Minha pergunta é a seguinte:

    Diversas vezes já sei qual especificação SAE e API meu manual do carro recomenda. Contudo, na hora da compra há várias marcas, nomes de tecnologias e todo tipo de marketing também. Diante disso, e entre óleos de mesma especificação, qual a melhor marca a se comprar? Por instinto, geralmente se compra a mais barata dentre as que atendam a especificação. Mas há como saber outros critérios que eliminem o empate? Ou só comprando, usando e testando mesmo?

    Outra pergunta. O prazo de troca de óleo (que ora é pelo tempo, ora pela KM, geralmente o que ocorrer antes) que devo seguir é o que consta no manual do automóvel, ou no óleo? Por exemplo, se não me engano já vi óleos que mandavam trocar em 4 mil KM, mas o carro sequer tinha feito 5mil KM ou 6 meses, que é o que o manual do carro manda seguir. Nesses casos, devo seguir o prazo do óleo ou do manual do carro?

  46. Bom dia!

    Gostaria de uma informação referente ao tipo de óleo que deve ser utilizado no ford Ka 2010 1.0(ZETEC ROCAN), nunca tive carro da ford e neste carro não veio o manual de instruções, me parece que o oleo recomendado e o 5W30, posso usar qualquer fabricante? para uso urbano qual a KM indicada para troca?

    Obs: o carro esta com 25.000KM.

    Obrigado.

  47. Gostaria de saber se o óleo 20w-40 lubrax essencial carro Fiesta sedan 1/6 flex

  48. Boa tarde, tenho um peugeot 207 ano 2009 automatico, 1.6 16valvulas. Gostaria de saber qual o tipo oleo recomendado para o mesmo. No manual manda colocar o semi-sintetico sj/acea a3-96 15w50, é esse mesmo que devo usar?

    • Olá Diego,
      Sugerimos que você verifique essa informação no manual do proprietário pois é a alternativa mais segura pois pode haver variações de modelo.
      Se esta recomendado esse, pode confiar.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  49. MOTUL 300V é o melhor do mundo, saiba porque no youtube, test feito detalhadamente.
    Reduz o atrito,
    Diminui o comsumo,
    Menas vibração do motor,
    Performance aumentada,
    Rendimento superior a qualquer outro óleo,
    100% sintético
    Conclusão: caro bagarai! $$$$$$
    Mas vale o teste.

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