Ferramenta para checar o preço dos combustíveis no Brasil

Tem sido bastante discutido na mídia em geral o aumento dos preços dos combustíveis, que já chegou aos consumidores. É também bastante notória a diferença de preço dos combustíveis entre os postos de gasolina das capitais brasileiras. Aqui na OPC temos tentado ajudar os leitores publicando ferramentas que possibilitam tanto o abastecimento consciente (útil para quando se possui veículos com motor Flex.  Veja aqui um artigo ainda mais extenso sobre o assunto), bem como para o seguimento detalhado do consumo do veículo, seja com planilhas do Excel ou utilizando aplicativos de celular.

Hoje vamos mostrar para vocês dois sites que possuem bastante interessantes, ambos com o mesmo ambicioso objetivo: fornecer para você o preço dos combustíveis nos postos de abastecimento de qualquer cidade do Brasil de forma sempre atualizada. É o GuiaPostos (http://www.guiapostos.com.br/) e o PreçoDosCombustíveis, (http://www.precodoscombustiveis.com.br/) ambos brasileiríssimos (note que no exterior existem iniciativas parecidas,).

Vamos observar suas características principais:

1- Comparação entre os sites

Comparativo entre sites abastecimento

Comparativo entre sites abastecimento

  • Ambos possuem um sistema de localização dos postos por “caixa de busca” ou por mapa.
  • Ambos estão relativamente atualizados. O PreçoDosCombustíveis usa uma base de dados forneceda pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), atualizada semanalmente. O GuiaPostos também, mas não apenas. Os usuários solícitos que quiserem participar de maneira colaborativa, indicando o preço que está indicado nos postos que esteve recentente.
  • Ambos são muito intuitivos e fáceis de usar.

2- Principais diferenças

  • GuiaPostos, além da utilização via navegador, também apresenta uma versão em forma de app para iPhone, iPad e smartphones Android.
  • PreçoDosCombustíveisoferece uma ferramenta de geração de Widgets, para colocar no seu website ou blog uma lista com os melhores preços de combustíveis da sua cidade.
  • GuiaPostos fornece ao usuário a preciosa informação do número de vezes que o posto foi autuado pela ANP. Ou seja, péssima idéia abastecer lá (ainda que o preço pareça convidativo.
  • No GuiaPostos, clicando em mais informações (veja aqui um exemplo) ele também apresenta para o usuário a oscilação dos preços do combustíveis daquele posto e para quem tem carro Flex, qual é o combustível mais econômico (considerando uma relação média de eficiência de 70% do motor).
  • O GuiaPostos também apresenta a média de preços dos combustíveis em um interessante gráfico (veja um exemplo na figura no final da página). Pode ser bom para ficar acompanhando.

3- Pontos fracos (sim, algumas coisas precisariam ser melhoradas em ambos)

  • Não aparecem postos de TODAS as cidades do Brasil. Isso acontece porque A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) coleta apenas uma amostra dos preços dos postos do Brasil, focando principalmente nas cidades mais populosas. É possível que com o tempo o tempo mais cidades sejam contempladas.
  • No O número de postos pela exibição no mapa é menor do que usando a caixa de buscas. Isso acontece porque cerca de 20% dos postos não são apresentados no mapa devido a falta de precisão geográfica (apenas os que estão com o endereço perfeito são mostrados). É possível notar uma clara diferença no número e na posição dos postos quando se compara um mesmo mapa em ambos sites também.
Media do preço dos combustíveis

Media do preço dos combustíveis nos últimos 52 semanas

Fica então uma nova plataforma de verificação de preços para aqueles cujas cidades estão contempladas pelos aplicativos. Toda vez que for fazer uma viagem mais longa você já poderá saber de antemão onde irá abastecer seu carro. Chega de problemas com combustíveis adulterados! Ou, se simplesmente estiver querendo economizar, faça uma consulta periódica em qualquer um desses dois sites antes de sair para abastecer. O bolso agradece.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *