Qual é o melhor óleo para seu veículo?

Mesmo os veículso mais antigos apresentam manual de instruções do proprietário com orientações sobre o óleo veicular.

Mesmo os veículos mais antigos apresentam manual de instruções do proprietário com orientações sobre o óleo veicular, o melhor óleo.

Muitas pessoas não ficam atentas e compram qualquer óleo lubrificante para seus veículos. Normalmente ou escolhem o mais barato ou aquele sugerido pelo frentista como o melhor óleo. Nós da OPC recomendamos que você utilize o óleo recomendado pelo fabricante do seu veículo!

Caso você não disponha do manual do usuário do seu veículo, recomendamos que visite o site da fábrica do seu veículo. Escolha abaixo a montadora que redirecionaremos você para a sessão onde são apresentadas a características de óleos adequadas para os respectivos veículos (sites oficiais). Note que nem todas motadoras apresentam essas informações de maneira direta. No site da Renault, essas informações estão na forma de perguntas/respostas por exemplo.

Em breve disponibilizaremos as informações de todos os veículos aqui no OPC. Assine nosso feed ou nos siga no tweeter para acompanhar as nossas novidades sempre.

No OPC você poderá entender quais as diferenças entre os tipos de óleos de motor existentes. Aproveite e dê uma olhada nos nossos outros artigos abaixo.

[lomadeewpro category=’9825′ keywords=’óleo do motor acessórios pneu’]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

44 Comments:

  1. gostei do mobil api SN =parece ser o melhor aki no brazil

  2. Possuo um véiculo vw Gol 2004 – 1.6 – Flex, 96000 KM sempre usei Oleo 10w40, posso passar a usar Oleo 15w40? Obrigado. Valter.

    • Olá Valter,
      Agradecemos pela pergunta.
      Orientamos as pessoas utilizem sempre o óleo de motor com as especificações recomendadas pela montadora para que o motor opere com eficiência.
      Essas informações estão disponíveis no manual do seu veículo.
      Após encontrá-la, coloque aqui os detalhes para que outros visitantes do nosso site possam encontrá-la com maior facilidade.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  3. ola amigo tenho um polo sedan 2002/2003 e gostaria de saber qual a capacidade de oleo no motor e qual o melhor oleo pra utilizar nele! obrigado

    • Olá Julio,
      Agradecemos a pergunta. Essas informações estão disponíveis no manual de usuário do seu veículo (aquele que frequentemente as pessoas deixam no porta-luvas). Se possível, retorne aqui e escreva para a gente qual é o óleo, para que outras pessoas possam aproveitar a resposta da sua pergunta.
      Atenciosamente
      Equipe OPC

  4. tenho um marea Turbo original de fabrica no manual diz em uso severo o oleo 20w40 sintetico tutela performace ..estou utilizando um api melhor o sm da ipiranga sintetico tambem 10w40 F1,esta correto?pois sao sinteticos 100% e um api melhor que o recomendado J, diz tambem que posso utilizar o oleo tutela 15w40 (20k) semi sintetico entao chego a conclusao pelo que li posso usar um oleo sintetico com um API igual(J) ou maior que seria melhor no meu entendimento e a viscosidade igual ou menor no W (frio -inverno)e quente ..igual ou maior que 40…certo ? por exemplo um oleo sintetico api sl 10w50 ou um 4w 40 ,0w40 api sm é isso?gostaria de uma resposta a altura…pois o manual já li. e qual oleo colocaria se fosse seu e o preço fosse o mesmo qual? marea turbo..aguardo sua resposta

    • Olá fábio,
      Seu raciocínio está correto. Se (por motivos de preço, disponibilidade ou outras) é necessário usar possível usar óleo com outra especificação, faça isso: mantenha a mesma base (sintético, mineral, etc…), procure um API sempre maior ou igual ao indicado pela montadora; viscosidade com motor desligado menor ou igual e com o motor ligado maior ou igual à orientada no manual do proprietário.
      Vc pode ver mais detalhes nesse link, caso ainda não tenha lido esse texto.

      O ideal é sempre usar o óleo com a especificação de viscosidade indicada pela montadora (atenção, o API, q quanto maior, melhor). Isso seria o que faríamos mesmo que os óleos q vc indicou tivessem o mesmo preço. É mais adequado seguir essas orientações, pois no processo de elaboração do veículo normalmente são realizados testes de otimização e ali é definido o óleo mais eficiente para o motor.

      Caso haja mais dúvidas, não exite em nos escrever.
      Agradecemos a visita!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  5. corrigindo a resposta de ‘pedroso ‘ o melhor oleo do brasil é elaion

    • Olá Will,
      Há controversas. Tirando raríssimas excessões, o melhor óleo é aquele para seu veículo é aquele que está indicado pela montadora no manual do veículo.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  6. Saudações.
    Tenho um Agile. O oleo especificado no manual é o API-SL grau 5W30 (mineral). Como o oleo sintético é superior ao mineral, eu poderia passar a usar o API-SM com o mesmo grau 5W30 (sintético)? Caso contrário, você poderia fundamentar a resposta?
    Antecipadamente agradeço.

    • Olá ‘Piolim’,
      Sim, vc pode usar o óleo de base sintética mantendo a especificação SAE 5W30 e aumentando a API (para SM). Ele é mais caro, mas tem melhor “qualidade”, digamos assim, pois é projetado para manter suas caracteristicas por mais tempo que o óleo mineral (vc pode ver mais detalhes aqui e aqui). O unico inconveniente é q ele é mais caro, contudo se isso nao for fator limitante para você, aproveita! Seu carro vai adorar!
      Atenciosamente
      Equipe OPC

  7. porso usa óleo castrol gtx esclusive para motor do meu gol 16v 2001

    • Olá Edson,
      Sim, de acordo com o site da montadora, você pode usar o óleo castrol GTX exclusive (SAE 10 W 40) para veículos VW de fabricação até 11/2002. A mesma informação deve estar contida no manual do seu veículo, recomendamos que você verifique.
      Obrigado pela visita e pela pergunta.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  8. bom dia
    gostaria saber que oleo e o melhor para colocar no clio sedan ano 2005 grato

  9. gostaria saber poso colocar que tipo de oleo sintetico no clio 2005

  10. Bom dia, gostaria de saber que oleo de motor, posso usar no motor do meu gol 1999 motor at 1.0 km 85.000 obrigada.

    • Olá Henrique,
      O melhor óleo sempre é aquele com as especificações que constam no manual do usuário do seu veículo. Consultando o site da volks é possível observar que o óleo recomendado para os veículos produzidos até 11/2002 (seu caso) é de especificação SAE 10W40, seguindo a norma VW 501 01. Sugerimos que confirme essa informação no seu manual.
      Muito obrigado pela visita!

      Atenciosamente
      Equipe OPC

  11. Amigo comprei um polo ano 2005 o carro está com 78mil rodados
    qual o tipo de oleo que devo usar nesse motor abrs..

    • Prezado Bruno,
      Sugerimos sempre aos nossos leitores que verifiquem no manual de usuário de seus veículos o óleo indicado. A não ser que haja algum problema no seu motor (que deve ser verificado pelo mecânico de confiança) esse será sempre o melhor óleo a ser colocado. Caso tenha perdido o manual, é possível verificar a instrução geral no site da Volkswagen (óleo SAE 5W40). Caso queira, é possível adquirir uma segunda via dele também pelo site da VW.
      Se possível, curta nossa página no facebook. Ajude-nos a divulgar nosso site contando a seus amigos!!

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  12. Filipi Henrique Gonçalves

    Como vai!

    Tenho um Mazda Protegé 1992 motor ohc 1.8 16v. Tenho uma maior dificudade em saber a espicifição de oléo para esse carro pos já utilizei sintetico. Hoje ele está com o SJ 20w50 semi-sintetico mas ele teima em bater tucho quando esquenta porisso sai do sintetico para o semi que diminuio a batida de tucho e percebi que tem a ver com o oléo mas continua as vez . Falei com outros proprietarios de mazda e me aconselharao a utilizar um oleo mineral que na verdade e o recomendado pelo fabricante mas fico na duvida pos não tenho o manual. Falarão que o castrol GTX SAE20W-50 ANTI-BORRA seria bom por conta da alta kilometragem que está em 162.000 mil km. Peço que me ajudem e me informe um oleo mas adequado ao meu caso obrigado.

    • Olá Filipi,
      Seu caso é difícil, pois é complicado encontrar informações oficiais de Mazda para carros antigos. A venda deles por aqui cessou no ano 2000 e infelizmente não conseguiremos ajudar muito.
      O modelo do seu veículo teve vários nomes, dependendo do pais onde era comercializado e conseguimos encontrar um folder (em PDF; não-oficial), hospedado em um Fórum na Bulgára, com as especificações de um Mazda semelhante ao seu, o Mazda 323 – 1.8i 16V – BP (aparentemente 1994). Segue o link para o donwload do PDF.
      Nesse documento consta que a viscosidade do óleo deve ser de acordo com a temperatura do ambiente. Países quentes como o nosso, eles indicam o SAE 20w40, API SJ, ACEA A2-96. Infelizmente não há menção quanto à base do óleo, mas talvez te dê mais tranquilidade, por TALVEZ indicar que você já está usando um óleo bem parecido.

      Batida de “tucho” pode ter uma série de causas e explicações [veja esse vídeo por exemplo]. O fato do carro ter alta quilometragem aumenta a probabilidade de ser algum problema mecânico, como o demonstrado no vídeo acima. Recomendamos, portanto, que você faça uma verificação com um mecânico de confiança.
      Atenciosamente,

      Equipe OPC

  13. Bom dia
    Possuo um Gol 97 MI motor AT, sei que o óleo que VW especifica é o 501.00, mas me indicaram um óleo 5w40 especificação VW 502.00. Me disseram que a VW 502.00 atende a VW 501.00 e também olhei a tabela do fabricante do óleo e ali dizia que este óleo está de acordo com o veículo.
    Pergunta ? Será que estou usando o oleo correto ?

  14. que oleo devo usar no fiat 1992 sj pode ser

  15. Olá, boa noite!
    Comprei um Fusca 81 (Modelo 1300-L) faz uns 2 meses e gostaria de saber que óleo utilizar nele. Obrigado.

  16. Tenho uma spacefox 1.6 2008, uso o oleo recomendado pelo fabricante que o castrol Pofessional 5w40… Já está chegando o momento de trocá-lo, pois está entrando nos 85 mil km… Devo trocá-lo por um de viscosidade maior ou devo permanecer com o mesmo óleo? E quando chegar aos 100 km posso mudar ou permanecer usando o mesmo óleo?

    • Olá Jô,
      Sempre que você não estiver tendo nenhum problema com o veículo (escurecimento da fumaça ou vazamento) sugerimos manter o mesmo óleo, o recomendado pelo fabricante.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  17. Parabens equipe OPC
    Tenho um Civic 2003, o óleo que o dono anterior usava era semi-sintetico 10w30, no manual recomenda oleo Honda mineral 10W30.
    Teria algum problema continuar com o semi-sintetico ou deveria mudar para o oleo recomendado pela Honda?

    • Olá Olavo,
      Esse questão do Civic é bastante polêmica. Veja nesse artigo explanações detalhadas: http://www.vrum.com.br/app/301,19/2010/05/11/interna_noticias,37663/index.shtml
      Em resumo, é um pouco difícil de achar no mercado o óleo mineral com as especificações SAE que eles requerem, exceto o da empresa que eles têm acordo (Chevron), que comercializa o óleo com o nome de Honda no Brasil. Por outro lado, a empresa argumenta que esse é de fato o melhor óleo para esse carro, tecnicamente falando, ainda que existam engenheiros independentes que estejam dizendo que isso não seria verdade.

      Como seu veículo não está mais na garantia (ou seja, você não corre risco de perdê-la mais, pois era de 3 anos, certo?), pode ser que valha a pena colocar o óleo semi-sintético que você indicou sim. Fica ao seu critério. Mas na dúvida, vai de mineral, que é o óleo que eles estão indicando mesmo.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  18. Tenho um polo sedan 2010/2011, e no manual indica um óleo VW 502, que tipo de óleo é esse? qual é o nome que peço na hora de comprar?

  19. Comprei um Palio 1.8R com 162 mil km rodados. no manual diz que o óleo do carro deve ser o 15w-40.. mas muitas pessoas me recomendam usar o 20w-40 ou 20w50 pela quilometragem e pelo fato da cidade que eu moro ser bem quente.
    coloco o 15w40 ? tem algum problema mudar de óleo? (não sei qual oleo usavam antes)

    • Olá Alan,
      Quando o veículo possui alta kilometragem de fato muitas pessoas usam oleos mais espessos, como os que você citou, para evitar vazamento do óleo do motor. Contudo depende muito do caso e precisa ser avaliado. Sugerimos que você consulte um mecânico de confiança para uma avaliação detalhada do seu caso.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  20. Qual melhor óleo para o peugeot 306 break 1.8 gasolina 16 v 1999 com 125mil km

  21. Gostei muito do site.
    Tenho um Honda City 2010 – 40000km , a recomendação do fabricante é utilizar óleo mineral 10w30, entretanto, fique por um período em uma cidade que não possuía concessionária Honda, e nesta ocasião realizei a troca de óleo por um Mobil 15w40, indicado pelo posto de troca. Até o momento rodei aproximadamente 500 km. Agora retornei a cidade que tenho acesso ao óleo original. Vocês recomendam a substituição deste óleo, ou posso aguardar a próxima troca ?

  22. 🙄 BOA NOITE CERRA QUE EU POSSO USAR UM OLEO 15W40API CT-4/SL NO MEU CARRO POLO SEDAN ANO 2007 MOD 2008 1.6

  23. Alessandro Magno

    Olá boa tarde,tenho um Grand Siena 2014 e conforme o manual o óleo indicado para meu carro é Selènia K Pure Energy sintético SAE 5W30,API SM.Posso usar um óleo sintético SAE 0w40,API SN?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *