Saiba para que serve o óleo do motor

O desempenho e a durabilidade dos motores dependem de lubrificantes.

Lubrificantes são substâncias que se interpõem entre as superfícies das peças do motor em movimento, formando uma fina camada que é capaz de minimizar as forças de atrito entre as superfícies e, conseqüentemente, o seu desgaste e geração de calor. Note na animação abaixo como um motor trabalha à aproximadamente 20 RPM. Agora imagine ele trabalhando a 3.000 RPM, a “rotação ótima” de um carro de passeio!

 

A função do óleo vai além da lubrificação. Ele também é responsável pela limpeza, pois, juntamente com o filtro, retira as partículas resultantes do processo de combustão enquanto mantém a vedação e conseqüentemente protege contra a corrosão decorrente dos processos de oxidação. Além disso, retira o calor das peças móveis do motor, como pistão, mancais, anéis, engrenagens entre outras e o transfere para o sistema de arrefecimento.

Portanto, para que o seu motor para funcionar corretamente e com alimentação adequada, um óleo lubrificante do motor deve executar quatro funções principais: lubrificar, proteger, limpar e resfriar.

Na medida que o motor é utilizado e que o tempo vai passando, o óleo envelhece e necessita ser substituído juntamente do filtro, que garante remoção das partículas em suspensão. Essa troca periódica é fundamental para manter o bom funcionamento e a longevidade do motor.

A qualidade do óleo que você escolhe é provavelmente uma das coisas mais importantes que você pode considerar quando se trata de cuidado adequado do seu veículo. Não fique adivinhando e não confie somente em frentistas.

Esclareça suas dúvidas no site e adquira sempre o óleo mais adequado para o motor do seu carro (sim! depende do carro e não só do óleo!). Se tiver alguma dúvida polêmica, coloque no fórum! Estamos aqui para ajudar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Comments:

  1. Ola
    Ouvi dizer q eh bom trocar o oleo sempre a cada 5.000 km, independentemente do tipo de oleo utilizado.
    isso eh verdade???

    • Ola Ricardo! Obrigado por visitar nosso site!
      Quanto à questão sobre troca do óleo, na verdade, pode variar muito. Dependeria do tipo de oleo utilizado (marca+classe) e do motor e tipo de utilização do veículo.

      Tentando simplificar e generalizar para a maior parte dos carros populares é possível dizer que deve-se sempre trocar o óleo a cada 5.000 km se ele for do tipo mineral e a cada 10.000km se for sintético ou semi-sintético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *