Vazamento de Óleo do Motor

A prevenção é sempre o melhor negócio quando falamos de carros, em especial o nível de óleo. Vazamentos expressivos do motor podem constituir um verdadeiro inferno para os proprietários e gerar um elevado custo, caso não sejam corrigidos rapidamente.
Se você reparou que existem pequenas poças de óleo na sua garagem (principalmente após deixar o carro estacionado por um tempo, como na figura ao lado) ou se o nível de óleo baixa muito rapidamente mesmo após sua reposição ou se seu motor aquece muito rapidamente, FIQUE ATENTO! Muito provavelmente seu motor está perdendo óleo.
•    Possíveis Causas do vazamento de óleo
1.    A causa mais provável, e que deve ser descartada já no início, é o desgaste natural dos sistemas de vedação do motor. Independentemente se é de borracha, metal ou silicone esse material pode sofrer desgaste com o uso constante e diário do motor e passar a não efetuar mais a sua função de vedação de forma efetiva. Resultado: o motor passa progressivamente a perder óleo.
2.    Já as falhas no funcionamento do Retentor são mais raras e improváveis, mas podem também estar presentes. Essa estrutura basicamente mantém dois sistemas fechados: o interno, evitando que fluidos essenciais para o funcionamento do motor se percam (graxa, óleo e outros), e o externo, capaz de impedir que agentes lesivos ao motor (terra, poeira e outros) que não entrem no motor, pois afetaria seu desempenho.

•    Consequências
De imediato seu motor passa a ser menos lubrificado o que pode acarretar em perda de eficiência. Posteriormente pode ocorrer o acometimento direto do motor (grave!) que vai desde ressecamento de juntas, trincas por superaquecimento, até a perda completa do motor. Ou seja, uma baita dor de cabeça ocasionado pelo não cuidado de observar se há ou não uma simples “poçinha” de óleo na garagem.Muitas vezes o vazamento é pequeno e deve se estar atento para observar a poça de óleo.

•    Soluções
Contate sempre um profissional de qualidade e confiança, o diagnóstico do problema do seu carro é específico e somente ele poderá ajudá-lo. Não vale a pena brincar com uma situação dessas, exija peças de qualidade e SEMPRE originais, uma vez que o sistema de vedação é algo extremamente delicado, cujo funcionamento não é ideal quando se utilizam materiais de superfícies ásperas, com sobras e déficit na superfície de contato. Vazamento de óleo pode ser uma coisa séria e demanda cuidados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comments:

  1. Muito obrigado pelas informações, foram extremamente úteis. Meu carro apresentou os problemas citados, levei ao mecânico e era problema de vedação mesmo.
    Valeu OPC.

  2. valeu pela dica;mas eu estou tendo problema com meu carro e não sei como resolver esta situação.ou seja,o carro Ford fiesta 2004,deu aquecimento no óleo do motor,o carro em movimento derrepente deu um estouro jogando todo o óleo para fora,parei o carro o óleo esta todo espalhado,ao tenta ligar novamente ele começou a fazer barulho,rapidamente desliguei,sendo então rebocado para casa até a presente data.esse problema começou em 16/11/2013 e até hoje não consigo um mecânico de confiança.quem puder me ajuda eu agradeço;

    um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *