A prevenção é sempre o melhor negócio quando falamos de carros, em especial o nível de óleo. Vazamentos expressivos do motor podem constituir um verdadeiro inferno para os proprietários e gerar um elevado custo, caso não sejam corrigidos rapidamente. Se você reparou que existem pequenas poças de óleo na sua garagem (principalmente após deixar o carro estacionado por um tempo, como na figura ao lado) ou se o nível de óleo baixa muito rapidamente mesmo após sua reposição ou se seu motor aquece muito rapidamente, FIQUE ATENTO!
Muito provavelmente seu motor está perdendo óleo.
Possíveis Causas do vazamento de óleo
1. A causa mais provável, e que deve ser descartada já no início, é o desgaste natural dos sistemas de vedação do motor. Independentemente se é de borracha, metal ou silicone esse material pode sofrer desgaste com o uso constante e diário do motor e passar a não efetuar mais a sua função de vedação de forma efetiva. Resultado: o motor passa progressivamente a perder óleo.
2. Já as falhas no funcionamento do Retentor são mais raras e improváveis, mas podem também estar presentes. Essa estrutura basicamente mantém dois sistemas fechados: o interno, evitando que fluidos essenciais para o funcionamento do motor se percam (graxa, óleo e outros), e o externo, capaz de impedir que agentes lesivos ao motor (terra, poeira e outros) que não entrem no motor, pois afetaria seu desempenho.
Consequências
De imediato seu motor passa a ser menos lubrificado o que pode acarretar em perda de eficiência. Posteriormente pode ocorrer o acometimento direto do motor (grave!) que vai desde ressecamento de juntas, trincas por superaquecimento, até a perda completa do motor. Ou seja, uma baita dor de cabeça ocasionado pelo não cuidado de observar se há ou não uma simples “poçinha” de óleo na garagem
Soluções
Contate sempre um profissional de qualidade e confiança, o diagnóstico do problema do seu carro é específico e somente ele poderá ajudá-lo. Não vale a pena brincar com uma situação dessas, exija peças de qualidade e SEMPRE originais, uma vez que o sistema de vedação é algo extremamente delicado, cujo funcionamento não é ideal quando se utilizam materiais de superfícies ásperas, com sobras e déficit na superfície de contato. Vazamento de óleo pode ser uma coisa séria e demanda cuidados.