O que significam as siglas nas embalagens de óleo lubrificante?

Quando chega o momento de efetuar a troca do óleo lubrificante sempre aparecem aquelas dúvidas: o que são essas siglas nos rótulos das embalagens? Devo levá-las em consideração quando estiver escolhendo óleo de motor para meu veículo? Realmente, sem a devida orientação pode ficar bem difícil decifrá-las.

Essas siglas codificam algumas características específicas dos óleos. Normalmente no manual do proprietário do seu veículo está indicado qual é a especificação do óleo que vocês deve usar. Existem basicamente 3 especificações com as quais você deve estar atento:

1) Especificação de desempenho – a mais tradicional é a API (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea e as respectivas de cada montadora (Para facilitar, essas foram abordadas em outro artigo que pode ser acessado aqui). A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.

Evolução das especificações API ao longo dos anos.

Evolução das especificações API ao longo dos anos.

Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos. O código API divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca). Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla os API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão). Finalmente os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL, onde “GL” indica gear lubrificant (lubrificante de engrenagens, em inglês).

A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

Ainda pela API, para os motores a diesel, os lubrificantes são classificados de CA a CF, CF-4, CG-4, CH-4, CI-4 e CJ-4. O mesmo raciocínio de evolução pode ser empregado nesse caso. A mais recente é a especificação CI-4, que confere desempenho efetivo na proteção do motor à diesel com sistemas de pós-tratamento da exaustão, que demandam ainda mais do lubrificante.

2) Especificação de viscosidade – regulada pela SAE (Society of Automotive Engineers, em português algo como “Sociedade de Engenheiros Automotivos”), consiste num código para facilitar a identificação da viscosidade dos óleos de motor. Viscosidade é uma medida que indica a resistência de um determinado líquido ao escoamento (é só pensarmos no mel e na água. Quem é mais viscoso? O mel, que “se move” mais lentamente). Nessa classificação, há basicamente dois grupos: os monoviscosos (Por exemplo, “30” ou “30w “) e os multiviscosos (por exemplo “10w30”). Os monoviscosos são pouco utilizados em carros hoje em dia, devido à maior capacidade dos multiviscosos de apresentarem menor variação da viscosidade quando se varia a temperatura. Nesses foram introduzidos “aditivos” poliméricos que alteram as propriedades de viscosidade dependendo da temperatura que o óleo está.

Correspondência de temperatura para siglas SAE.

Correspondência de temperatura do ambiente e capacidade de manter a viscosidade adequada na partida para alguns óleos com as siglas de especificação de viscosidade SAE.

O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente  fica abaixo de zero com freqüência. O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas. Uma outra forma de entender os óleos multiviscosos é pensar em 20W40 como se fosse um óleo monoviscoso 20 (na partida) que não se afinará mais do que um 40 quando aquecido pelo trabalho do motor.

Para cada motor, o fabricante testa os diferentes tipos de óleo (como os da figura acima) e verifica aquele que melhor se adequa nas suas condições de trabalho. Por isso a importância de seguir exatamente o que diz o manual do proprietário para seu veículo. Na próxima vez que você estiver olhando a tabela comparativa de óleos, note que há óleos com mesma especificação de viscosidade (10w40, por exemplo), mas diferentes especificações API (SJ, SL ou SM).

Para finalizar, colocando em um exemplo, se seu carro requer um óleo SAE 10W40 com API SL, use sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM (para maximizar o desempenho). Você até poderia usar algum óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número eventualmente um pouco maior do que 40, (como o SAE 5W40). Mas nunca deve elevar o primeiro número nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante. Por exemplo, nesse caso não é adequado usar  o SAE 20W60, exceto em condições especiais previstas no manual, como após alta quilometragem (normalmente 100.000 km).

3) Base do óleo – A terceira especificação é a base do óleo, que pode ser mineral, sintética ou semi-sintética. Para mais detalhes, leia nosso artigo específico sobre a composição dos óleos.

Re-enfatizamos que que além de conhecer estas especificações é muito importante verificar que tipo de lubrificante é mais indicado para seu veículo no manual do proprietário. É inadequado não seguir as indicações que estão descritas no manual.

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112 Comments:

  1. Comprei um Gol G5 1.6 2009 com 30.000km rodados. O motor não fazia nenhum barulho anormal, até que reparei que ele estava com óleo 20w50, sendo que o recomendado pelo fabricante é o 5w40. Ele já havia andado uns 4500 km com esse óleo, e toda vez que eu ligava o motor, principalmente quando frio, a luz do óleo demorava de 1 a 2 segundos para apagar. Efetuei a troca para o 5w40 e agora a luz do óleo apaga na hora que liga e parece que ficou mais econômico, mas agora estou ouvindo esse tec tec tec não muito alto vindo do motor, somente na marcha lenta e geralmente depois que o motor chega à temperatura normal de trabalho. Logo depois que troquei o óleo percebi que o motor estava dando uma vibrada mais forte, tipo um ronco, quando saia na primeira marcha e na retomada para a segunda, isso aconteceu umas 4 vezes depois parou, mas o tec tec continua… Será que prejudicou muito o motor, e seria melhor voltar para o óleo de antes, manter este, ou usar um com uma viscosidade intermediária?

    • Olá Carlos,
      É um pouco difícil dar um diagnóstico preciso sem ver/ouvir o motor, contudo pela descrição dá para entender que seu carro está “batendo pino”. Dá uma olhada nesse vídeo se é algo parecido com isso. Se for isso, provavelmente o óleo que você estava usando anteriormente estava mascarando essa característica e ele apareceu agora com o óleo menos viscoso. Esse problema pode ter uma série de motivos (desde coisas simples até outras bem chatas de resolver) e o melhor a se fazer é levar o veículo à uma oficina de confiança.

      Voltar ao óleo anterior (20w50) pode sumir de forma paliativa com esse “sintoma”, mas possivelmente o problema continuará lá e pode vir a piorar depois (demandando um reparo maior). Por outro lado as vezes o conserto pode sair tão caro (fora a dor de cabeça agora), que arriscar voltar ao óleo mais viscoso pode ser uma saída razoável (pensando em um curto prazo de tempo).
      Chama a atenção tb estar acontecendo isso com um carro de motor relativamente novo como o seu… Será que você está usando combustível de alta octanagem? (Gasolina Podium, da Petrobrás, por exemplo?)

  2. Meu gol é 2000/2001 semana passada retifiquei o motor e troquei por um cabeçote do gol g4, estou usando óleo 5w30 mobil sm semi-sintético pq o mecanico indicou mas acho q ele errou na indicação, mas após os primeiros 1.000 km para limpar e da revisão, penso em trocar para 5w40 sintético sn mobil, no site da VW (do fabricante) diz q carro fabricado até 2002 tem q usar óleo 10w40 e após 2002 5w40, como eu acabei de retificar todo o motor,o mesmo se torna novo ou 0km ? então posso passar a usar óleo 5w40 ou é melhor 10w40 ?

    • Olá Luiz,
      Seu caso é bastante particular e nos faz lembrar aquela frase: “cada caso é um caso”. Fica difícil dar uma sugestão com precisão sem ver o veículo, mas vamos tentar ajudá-lo.

      De maneira geral, o motor após retificado fica com as peças bem firmes, com pouquíssimas folgas. Possivelmente foi pensando nisso que seu mecânico recomendou um óleo menos viscoso (5w30; tanto na partida como na temperatura de trabalho) que o habitual (10w40) para seu carro. Assim, o óleo consegue percorrer os mínimos espaços livres do motor retificado, deixando-o mais lubrificado, desde a partida. Ponto positivo pra ele!

      A troca nos primeiros 1000-1500Km é realmente indicada, pois há um acúmulo considerável de fuligem/detritos oriundos do desgaste das peças nesse período de “amaciamento” do motor. Nesse período fique atento ao nível do óleo. Ele não pode baixar mais rápido que o normal, e principalmente, o motor não pode ficar soltando fumaça pelo escapamento… se isso acontecer terá em mãos um sinal de “queima” de óleo e você deve levar o carro de volta à retífica.
      Ainda nessa troca de óleo, voltar para o óleo original é também indicado. Isso vai ajudar a preencher as possíveis novas folgas do motor que o óleo menos viscoso já não consegue vedar, prevenindo dores de cabeça. Com relação a ser 5w40 SN ou 10w40 SM, a diferença fica no API, mas por via de regra recomendaríamos manter o original do motor (10w40). Contudo sugerimos você seguir as instruções do mecânico, pois foi ele quem avaliou seu carro (esperamos que ele seja da sua confiança!).

      Em breve pretendemos publicar um artigo aqui no site com mais informações de óleo para motor retificado.
      abraços
      Equipe OPC

  3. NILDO N.REPARTIMENTO

    PARABENS E OBRIGADO AS DICAS SÃO EXTREMA IMPORTANCIA ESSE UM VERDADEIRO DICIONARIO DA TROCA DE ÒLEO.

  4. Tenho um Palio 1.5 EL 8 Valvulas Gasolina/GNV com 236.000 km rodados esta emitindo fumaça quando se acelera mais forte, que dá a entender que esta vasando oleo do motor para a camara de combustão, hoje utilizo Petrobras alta Kilometragem SAE 25W50 posso alterar para oleo Helix SAE 25W60 e utilizar o Aditivo Prolonga da Bardahl isso ira diminuir a emissão de fumação em altas acelerações.Grato

    • Olá Carlos Roberto. Sim, a provável explicação é vazamento de óleo para a câmara de combustão. A princípio você pode ou manter o óleo q está usando ou trocar para esse que você questionou, sem maiores complicações. Contudo gostaríamos de enfatizar que como o motor já está bastante rodado, o mais correto a se fazer é consultar um mecânico de confiança. Ele terá condições de avaliar com precisão se é necessário retificar o motor (pela sua descrição, aparentemente sim). Ainda que os óleos mais viscosos possam diminuir a emissão de fumaça, a queima continuará acontecendo lentamente, diminuindo a eficiência do motor (e poluindo o meio ambiente). Outra coisa: Sempre verifique o nível do óleo, pois nessas condições ele tenderá a diminuir mais rapidamente. Se você andar muito tempo com um nível baixo, corre o risco de perder o motor. Agradecemos pela visita! Equipe OPC

  5. Tenho um santana ano 2002 1.8 a alcool e atualmente estou colocando o lubrificante havoline superpremio 20w50,mas estou pensando enm colocar o mobil 20w50 original ou o semi sintetico castrol 20w50 especial,sera que esses são o indicado para o meu veiculo?ja que ele esta com 118.000 km rodados?

    • Olá Elifaz!
      Muito obrigado pela visita ao nosso site. Os óleos que você citou, ainda que de marcas diferentes, são bastante praticamente idênticos no que que se refere à viscosidade. Exceto o último, 15w50, que é pouco menos viscoso na partida.
      Se você não está tendo problema, pode ser interessante manter o mesmo óleo que ja vem utilzando. Sugerimos tambem que verifique no “manual do proprietário” do véiculo qual é a recomendação.
      Outra coisa importante é observar o nível de óleo com frequencia. Se houver uma queda rápida no nível, pode significar que está havendo queima de óleo no motor e todo cuidado é pouco.

      Equipe OPC

  6. Tenho um santana ano 2002 1.8 a alcool e atualmente estou colocando o lubrificante havoline superpremio 20w50,mas estou pensando enm colocar o mobil 20w50 original ou o semi sintetico castrol 20w50 especial,shell helix 15w50,sera que esses são o indicado para o meu veiculo?ja que ele esta com 118.000 km rodados?

    Leia mais: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o-que-significam-as-siglas-nas-embalagens-de-oleo-lubrificante/#ixzz1Z6UbkGpk

  7. Meu kadett 95 2.0 alcool esta usando oleo 20w50 mas acho que é SJ.
    Posso colocar um produto semelhante 20w50 mas sendo SL.
    SJ e SL SÃO IDENTICOS OU SENTIREI ALGUMA DIFERENÇA.
    A ONDE MORO, A SHEL HELIX ESTA EM OFERTA, OU SEJA 11,00 O LITRO HELIX 20W50 SJ…
    Vale apena continuar com a especificação SJ, pelo custo???
    Vi que o SJ É CONSIDERADO ULTRAPASSADO.

    • Olá Jorge,
      Essa é uma questão mais particular. Caso queira manter a SJ, que é a original do seu veículo, terá a vantagem do custo.
      Caso contrário, pode colocar a especificação SL ao invés de SJ sem problemas. De fato SJ é bastante antiga.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  8. olá, tenho um escort zetec 1999, ele está com 105 mil km estou querendo colocar o óleo shell h7 sintético 10-40. qual sua opinião a respeito. obrigado

    • Olá Roberto Palhares,
      Agradecemos pela pergunta.
      Nós sempre orientamos as pessoas utilizem o óleo de motor com as especificações recomendadas pela montadora.
      Essas informações estão disponíveis no manual do seu veículo.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  9. Bom dia tenho um palio 2008/2009 equipado com o motor fire 1.0. sempre troquei o óleo de acordo com a concessionário (óleo selenia). Desta vez com o carro ja rodados 42000km coloquei o óleo da petrobras 10w40 sintético e também adicionei o aditivo bardhal b12. Porem verifiquei que o meu carro utiliza o selenia 5w30. Pode dar algum problema em meu carro?

    • Olá gustavo,
      Sempre orientamos as pessoas utilizem o óleo de motor com as especificações recomendadas pela montadora. O óleo da petrobrás possui uma pequena diferença que não causará problemas no seu carro, contudo recomendamos que na próxima troca você volte ao óleo 5w30.
      Quanto ao aditivo bardhal b12 existem toda uma polêmica que divide os especialistas. Não fará mal, mas talvez não faça muita diferença, pois o óleo que você está usando já apresentam aditivos em sua composição.
      Agradecemos pela visita.
      Equipe OPC

  10. tenho um voyage 1.0 coloquei o olho 5w30 isso e bom? gostaria de saber qual e o melhor óleo para este motor.obrigado.

    • Olá Amigo,
      Agradecemos pela pergunta.
      Orientamos as pessoas utilizem sempre o óleo de motor com as especificações recomendadas pela montadora. Essas informações estão disponíveis no manual do seu veículo.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  11. Tenho um Gol 05 flex 1.0 8v,com 155 mil km uso oleo shell 10w40 sintetico,troco a cada 10 mil km.Faço essa KM em 3 a 4 meses,na ultima troca coloquei o oleo Elaion 5w40 como era inverno e por orientaçao me falaram que facilitaria a partida no frio aqui no RS .Agora semana passada qndo troquei oleo voltei ao shell 10w40. Para minha surpresa verifiquei q começou a queimar oleo, 0,5litros em 1mil km. e na semana seguinte 1litro em mil kilometros.,isso qndo viajo na cidade qndo ando normal nao baixa muito.O que devo fazer?e na descarga fica preta deve ser da sugeira q sai do motor,o que causa isso?? colocar um oleo mais viscoso resolve 20w50??mineral ou semi-sintetico aguardo retorno, ou qual o conselho?? obrigado

    • Olá Vitor,

      Seu relato é bastante interessante.
      Como seu carro está com uma kilometragem elevada, provavelmente “vedação” do motor está começando a ficar comprometida e pode estar chegando a hora de retificar o motor. A fumaça preta que você relata é um sinal de que está havendo queima de óleo na câmara de combustão, por isso que o nível está baixando tão rapidamente.
      Trocar de óleo para aumentar a viscosidade irá (possivelmente) resolver apenas temporariamente o problema. O ideal é resolver a causa dele logo.
      Recomendamos que você leve o veículo a um mecânico de confiança.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  12. Vinícius Ramos de Faria

    Comprei em uma agência um Palio 96 1.0. Veio junto o manual e lá diz para usar óleo Selênia semissintético 20W50 SH, com intervalo de troca a cada 20 mil km (ou 18 meses), considerando uso do carro em regime leve (70% ou mais em estradas). Esse óleo não existe mais, qual seria o substituto adequado? O intervalo de troca indicado não está muito longo?

    • Olá Vinícius,
      Você pode utilizar qualquer oleo semisintético que apresente SAE 20w50, ainda que o API não seja SH. Veja alguns exemplos na nossa tabela comparativa, como o Castrol GTX Special.
      O intervalo de troca apresentado no manual realmente está elevado, sugerimos diminuí-lo para 5000-7500 km ou 6 meses (quem acontecer primeiro). Assim você garantirá que o óleo do seu motor esteja sempre em boas condições.
      Atenciosamente
      Equipe OPC

  13. Como podemos entender que um fabricante especifique o mesmo oleo lubrificante para o motor de um veiculo que esteja tanto no extremo sul ex Chui-RS ou em Picos no Piauí? No caso da Volkswagem orienta o SAE 5W/40 ou 10W/40 ou 15w/40 pois embora a constante que garante a viscosidade são as mesmas e porque não relaciona estas especificações com o clima da região cuja temperatura de partida com o motor frio são bastante diferentes

    • Olá Lobau,

      Seu ponderamento é bastante pertinente.
      Além da questão da viscosidade, em regiões onde há um frio muito intenso, não só o óleo mas também os fluidos de arrefecimento que precisam receber um tratamento especial para que não congelem (isso acontece em alguns paises). Na medida em que as pessoas consigam escolher melhor o óleo para seu veículo, talvez futuramente as empresas possam oferecer aos consumidores um leque de opções de tipos de óleo, sem gerar uma confusão muito grande.
      Por enquanto, resta-nos apenas aguardar.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  14. tenho um crossfox 2007 e o oleo que estou usando é o 5w40 sintetico, mais o motor esta fazedo um tec tec… sera q o oleo é muito fino e nao esta dando presão no motor??? um mecanico recomendou usar um oleo mais semi-sintetico como o 20w40 sera que devo fazer isso???

    • Olá Gil,

      Agradecemos sua visita e a pergunta.
      A especificação “sintético” ou “semi-sintético” define a base em que o óleo é feito (para mais informações entre aqui) e a sigla q você esta apontando (SAE 5w40 por exemplo) é quem define a viscosidade ou seja, se o óleo é “fino” ou “grosso”.

      Nós sempre recomendamos a utilização do óleo que consta no “manual do proprietário” seu veículo. Infelizmente não dispomos da informação para o Crossfox, mas sugerimos você consultar o manual do seu veículo.

      A viscosidade de ambos os óleos que você apontou é a mesma com o motor aquecido. Assim, o barulho que você aponta PODE ter outra origem. Talvez seja interessante consultar a opinião de outro mecânico para esclarecer melhor a situação.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  15. ola tenho um ford ka com 100.000 rodados gostaria de saber se oq fiz é correto deixei de usar o óleo 20w50 passando para o 25w50

    • Olá Cesar,
      O mais correto é sempre usar o óleo indicado no manual do proprietário do veículo. Precisaríamos saber o motor e ano do seu veículo para ter essa informação com maior precisao.
      Geralmente os motores Zetec da ford Ka utilizam óleo com viscosidade 5W30, bem inferior à que você vem usando.
      Seu motor ja apresentou problemas alguma vez? Soltou fumaça preta no escapamento? Talvez seja essa uma explicação para a viscosidade do óleo que colocaram no seu veículo. Caso você nao tenha o manual, no seu caso vale a pena ter a opinião de um mecânico de confiança.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  16. fabio junior de castro silveira

    ola tenho um gol especial 2002 com 165000 original gostaria de saber qual é o melhor oléo para eu usar nesse motor atualmente to usando 15w40 sl e estou rodando 10000 km com ele gostqria de saber se estou fazendo a coisa certa e se esse oléo e o certo mesmo . Desde ja agradeço

    • Olá Fábio,
      O melhor óleo para seu veículo é aquele com as especificações que constam no manual do usuário. Infelizmente não dispomos aqui da informação específica o motor do seu veículo, mas consultando o site da volks é possível observar que o óleo recomendado para os veículos produzidos até 11/2002 (que parece ser seu caso) é de especificação SAE 10W40, seguindo a norma VW 501 01. Com relação à quilometragem rodada com o óleo, costuma variar de acordo com o fabricante do óleo e do carro. Consulte no rótulo no verso da embalagem para certificar-se (em linhas gerais, óleos semi-sintéticos costumam ir até 10.000 km sim).
      Muito obrigado pela visita!

      Atenciosamente
      Equipe OPC

  17. OLÁ! BOM DIA! EU GOSTARIA DE SABER SE O ÓLEO ORIGINAL HONDA 10W30 E O DA TOYOTA 10W30 É MINERAL OU SINTÉTICO? POIS MIM FALARA QUE É MINERAL E É RECOMENDADO A TROCA A CADA 10.000 KM.

    OBRIGADO!!!!

    • Olá Ailton,
      Não conseguimos localizar a informação oficial da empresa, mas de acordo com esse site a sua base é realmente mineral e é o óleo recomendado pela montadora.
      Recomendamos a leitura dessa notícia.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  18. boa tarde tenho um clio 1.6 16v 2001 e queria trocar o oleo dele. qual o oleo original da renout;no manual diz api sh 20w50;ele é sintetico?quantos kms eu posso rodar.obrigado

    • Olá Ricardo,
      Os óleos de especificação de viscosidade SAE 20w50 não costumam ser sintéticos. Confira algumas opções na nossa tabela comparativa de óleos. Se o seu manual não especifica o contrário (como os motores Honda, por exemplo) prefira sempre oleos semi-sintéticos com a especificação API mais alta (SL ou SM) ao invés de SH. A questão sobre a extensão do período de troca depende do tipo de óleo adquirido, variando de marca a marca, modelo a modelo. Essa informação costuma constar no rótulo do produto.
      Obrigado pela pergunta!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  19. Sebastião L. M. Costa

    Tenho um Kia modelo Cerato 2011/2011 e levei para revisão de 10.000KM e a autorizada de Macaé ( Koremac ), trocou o oleo e não colocou o especificado no manual. O oleo especificado no manual é ILSAC GF-3 que é SAE 5W30, API-SL ou SM, SINTÉTICO e a autorizada colocou no meu carro o oleo da Ipiranga F1-SAE 10W30, API-SL e SEMI-SINTÉTICO. Será que este oleo poderá acarretar problemas futuros ao motor ou devo trocar este oleo e qual especificação que devo colocar.

    • Olá Sebastião,
      A diferença técnica entre os dois óleos muito PROVAVELMENTE não vai ocasionar problemas no veículo (principalmente por ser um motor novo). Contudo por se tratar de uma revisão em uma concessionária, é no mínimo estranho que eles tenham escolhido esse óleo. (redução de custo?) Pensando em longo prazo, a utilização do óleo definido no manual pela montadora aumenta a vida útil do veículo por permitir que ele opere em condições otimizadas. Se não for lhe causar muito transtorno, talvez valha a pena solicitar a troca pelo óleo adequado (indicado no manual), afinal você tem isso por direito de consumidor (principalmente se tiver solicitado o outro tipo na hora da troca).

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  20. Sebastião L. M. Costa

    O que siguinifica esta sigla ILSAC GF-3

    • ILSAC (International Lubricants Standardization and Approval Committee) é uma agencia reguladora americana que, assim como a SAE e API, define a necessidade, os parâmetros de licenciamento e administração da especificação de lubrificantes. GF é a sigla de certificação deles, que varia de 1 a 5, sendo “melhor” quanto maior o número.

      Um óleo ILSAC GF-3 deve atender tanto a API SL e os requisitos da Energy Conserving II (EC-II, outra agência reguladora). Seus parâmetros tendem a ser rigorosos com relação aos efeitos do óleo no sistema de emissão, economia de combustível, controle de depósitos e viscosidade. O padrão também requer menos degradação do aditivo e as taxas de consumo reduzido de óleo ao longo da sua utilização.
      Atenciosamente,

      Equipe OPC

  21. Sebastião L. M. Costa

    Me desculpe não fui feliz na minha pergunta, o que eu queria saber em que classe SAE e API seria aqui no Brasil a sigla ILSAC GF-3, pois esta e a especificação que esta no manual do Kia Cerato 2011.Não sei qual o oleo correto para o meu carro.

  22. Boa tarde.Tenho um escort com motor zetec e está com 97500kms com oleo mineral.Queria colocar o GTX 20W50 anti-borra posso ou não colocar essa é minha duvida.Obrigado.

    • Olá Renato,
      Se o seu veículo for um Ford Escort Zetec 1.8 16V (veja o manual dele aqui) a resposta é sim, você pode usar esse óleo. A propriedade anti-borra é interessante para evitar problemas. Em breve traremos um artigo específico sobre isso.
      Recomendamos assistir a esse vídeo sobre o assunto!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  23. boa noite,

    tenho um palio 2009/2010 1.4 completo com 25000km rodados queria saber se o oleo ” Semi-Sintético Mobil FLEX SAE 10W40 API SM” atenderia o que pede no manual,
    no manual fala para usar o sae 5w30 ou 15w40 ambos base sintetica

    o oleo anterior era o magnatec mas vi uma promocao na net e comprei por 39,90 os 3 litros do mobil
    costumo trocar o oleo a cada 5000km

    estarei entrando numa fria ?

    • Olá Ivan,
      Nós da OPC sempre recomendamos os leitores a usarem exatamente o óleo recomendado pelo fabricante. De acordo com seu relato, no seu caso há 2 possibilidades de viscosidade, sempre de base sintética. Veja na nossa tabela comparativa alguns modelos de óleos que preenchem esses requisitos. Caso você opte por um óleo com base semi-sintética e viscosidade de temperatura de partida intermediária (10), provavelmente não terá problemas, principalmente por estar trocando o óleo com grande frequencia. Corre-se apenas o risco de ter uma performance não tão elevada. Pensando no custo, se você usar o óleo até o final de sua vida útil, verá que sairá mais em conta.
      Agradecemos sua pergunta e a visita
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  24. Tenho um fox 2007 e troquei o oleo a 2 meses
    coloquei o oleo SM 5w-40
    mas eu ando muito com o carro (trabalho)e o nivel do oleo baixou um pouco
    e comprei um litro de oleo para completar o que tinha baixado
    só que peguei sem perceber o oleo SN 5w-40
    A minha pergunta é
    Tem diferença entre o oleo SM para o SN 5w-40?
    Pode prejudicar o funcionamento do motor essa mistura que fiz?

    Obrigado pela atenção

    • Olá Vladi,

      A marca de ambos é a mesma? Foi usado também a mesma “base”, confirma? (sintético?)

      Uma vez que eles possuem a mesma viscosidade, muito provavelmente não haverá problemas. Além disso, será uma menor parte do SN (que é teoricamente superior ao SM), e não o contrário. Exceto por melhorias no controle de alta temperatura e redução de depósitos, há alguns questionamentos sobre se as duas especificações são tão diferentes assim, do ponto de vista técnico [link] . Basta seguir com o esquema de trocas normal de agora em diante.

      Agradecemos pela interessante pergunta!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  25. Tenho um Palio Fire 1.4 2010 com 13.560 Km e fiz a 2º troca de óleo. Porém coloquei o óleo Selenia 15w-40 ao invés do 5W-30 que é o recomendado pelo manual.Com este carro rodo muito pouco, somente nos finais de semana.Gostaria de saber se este tipo de óleo pode danificar o motor e se eu tenho que trocá-lo imediatamente ou posso esperar mais 6 meses.

    OBS: no texto anterior escrivia palavra ao invés errado

    • Olá Aias,
      O óleo que você colocou possui viscosidade de partida e de operação maiores do que o recomendado (ou seja, ele é “mais grosso”). Principalmente considerando que você usa pouco, muito provavelmente não haverá dano algum ao veículo. No máximo ele vai operar com eficiência um pouco menor do que a máxima. Um óleo mais grosso é muitas vezes usado em veículos com o motor mais gasto, para minimizar a perda de seu volume por combustão. Na próxima troca lembre-se de colocar o outro, para garantir sua eficiência e para ficar tranquilo.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  26. Boa noite à equipe OPC.
    Primeiro gostaria de parabenizar a equipe pela excelente explicação. Excelente site. Já guardei em meus favoritos.
    Agora a dúvida:
    Acebei de fazer a troca de óleo do meu Corolla 2004 XEi, cujo óleo recomendado pela Toyota é o SAE 10W-30 API SJ. Porém coloquei o SAE 10W-30 API SN, da Castrol. A dúvida é a seguinte: No manual do carro não fala nada sobre a especificação da base do óleo. O que coloquei no carro, além da especificações acima, é semi-sintético mas creio (chute meu) que o original da Toyota seja mineral. Vocês sabem dizer se o recomendado pela Toyota é o mineral? Se for, existe algum problema de se usar o semi-sintético com as mesmas especificações SAE e API? Além disso tudo, o mané que efetuou a troca colocou 4 litros ao invés dos 3,7 litros recomendado pelo fabricante. Corro algum risco? Devo retirar o excesso de óleo (300 ml)?
    Desde já agradeço!

    • Olá Leonardo!

      Ficamos muito gratos pelo elogio. Se possível, curta nossa pagina no facebook e divulgue para seus amigos!
      A indicação dada pelas concessionárias é de colocar o óleo “original da Toyota” e que o óleos adequados para o Corolla seriam de dois tipose: base mineral SAE 10W30 ou o semi-sintetico 10W40. No seu caso, você está usando o semi-sintético 10W30, mas lhe trará problemas, pois eles são parecidos (imagina se tivesse sido um 25W50, por exemplo?). Basta na próxima troca substituir para um semi-sintético 10W40. Além disso, vc está usando o API SN, que é o mais moderno e muito melhor do que o SJ que eles recomendam como mínimo (em 2004).
      Com relação ao volume excessivo de óleo, não se preocupe tanto, pois há uma tolerância no carter (algo próximo a 10%). Para garantir, recomendamos que você verifique se a vareta de óleo está com o nível muito superior ao máximo. Se sim, vale a pena retirar um pouco. Caso contrário, segue em frente e boas viagens!

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  27. Bom dia,

    Tenho um Ford Ka 2009 1.6 e neste domingo coloquei o óleo 10w40.
    Tudo bem para o motor? Tenho encontrado em alguns lugares que seria melhor o 5w30, porém, todos para o Ka 1.0 .

    Agora estou em dúvida e um tanto preocupada.

    Obrigada!

    • Olá Beatriz,
      Você deve usar sempre o óleo recomendado no manual do seu veículo. A diferença entre os óleos que você citou não é crítica, mas existe, e pode influenciar a performance do veículo no longo prazo. Mas não se preocupe, na próxima troca apenas substitua para o tipo indicado no manual.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  28. Equipe OPC, preciso de uma ajuda.

    Coloquei ontem no meu Ford Ka 1.6 2008, com 25.000 km o óleo 10W40. Fiz certo ou deveria ter colocado óleo 5W30?

    Qual a diferença entre eles?

    Obrigado

    • Olá Vinicius,
      A especificação de viscosidade dos óleos q vc mencionou é diferente. O óleo q você colocou (10w40) é um pouco mais viscoso tanto na hora da partida como com o motor aquecido (5w30), porém não é uma diferença tão grande ao ponto de ser necessário sua substituição imediata.
      Sugerimos você colocar sempre o óleo indicado no manual do usuário. No caso, na próxima troca substitua para o óleo adequado.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  29. olá!
    minha duvida é a seguinte: tenho um gol G4 1.0 flex 2007 e no manual fala que deve ser o usado o oleo que atende as especificaçoes VW502 00 e a classe de viscosidade SAE 10W-40,SAE 5W-40 ou ainda SAE 15W-40,mas meu mecanico trocou o oleo do meu carro e colocou O OLEO CASTROL MAGNATEC EXCLUSIVE 10W-40 e com especificaçao VW 501 01,NO site aqui da volkswagem fala que esses oleos com especificaçoes VW 501 00 sao para carros fabricados ate 11/2002.Como o meu carro é 2007 sera necessario tirar esse oleo e colocar o oleo SAE 10W-40 mas que atende as especificaçoes 502 00(que é para carros a gasolina/totalflex fabricados a partir de 2002)que é o meu caso!
    SERÁ NECESSARIO FAZER ESSA TROCA????

    OBRIGADO!!

    • Olá Thales,
      De fato, o óleo q foi colocado no seu veículo é para e veículos de produção até 2002. Na prática isso pode ser traduzido pelo seu API, que é o SL (veja mais detalhes aqui). Hoje em dia já existe API até o SN. Porém a especificação de viscosidade do óleo q você colocou está adequada (10w40). Na próxima troca, lembre-se de colocar o óleo mais adequado.
      Uma dica que pode ser interessante é diminuir o intervalo de troca do óleo. Nos modelos de fabricação a partir de 2008 ela foi reduzida para 10.000 KM.
      Em caso de mais alguma duvida é só nos escrever.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  30. Parabéns por todas as informações contidas aqui e fiquei mais tranquilo, pois fiz a escolha certa e estava na dúvida o que significava API 5w40 SN, SM e SL. Tenho um gol G5 2010 e fico muito preocupado com o óleo que vou colocar no meu carro, pois houve problemas no lançamento em 2009 com os motores. Costumo trocar o óleo e o filtro do óleo a cada 5.000 Km ( pode ser um desperdício, mas tive uma parati 1997 que fiz assim e quando a vendi com 75.000 Km estava com motor novo ainda). A VW recomenda o castrol, mas agora sei que posso usar outras marcas dentro da mesma especificação. Faço parte do G5Clube.com.br e vou recomendar a leitura deste site e no facebook. MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!

    • Olá Roberto!
      Ficamos contentes que você tenha gostado do nosso site e agradecemos pelas recomendações a seus amigos!
      Trocar o óleo com frequência realmente é uma boa alternativa para aumentar sua vida útil. Caso tenha mais alguma dúvida, é só nos escrever.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  31. olá tenho uno mille fire economy 2010, e comprei o óleo da shell, helix hx7 10w40. Posso utilizar esse óleo? o carro já está com 40.000km. a fiat recomenda o SELENIA K PURE ENERGY 5W-30…no meu ponto de vista nao vejo diferença, apenas que a especificao da shell é superior ao da selenia, porém há a diferença da viscosidade.

    • Olá Hudson,
      Os óleos de especificação SAE 10w40 possuem tanto a viscosidade com o motor frio como com o motor aquecido um pouco superior ao óleo 5W30 recomendado para seu motor. Por outro lado, de fato, é uma diferença pequena e não justifica uma nova troca de óleo por causa disso. Recomendamos apenas que na troca seguinte use o óleo de especificação recomendada para garantir a eficiência de trabalho do motor.
      Se possível, curta nossa página do facebook e ajude-nos a divulgar o site do OPC!
      Atenciosamente,
      Equipe OPC.

  32. Muito bom o site de vocês. Estão de parabéns!
    Comprei um Polo hatch 1.6 ano 2007-2008 e um camarada de confiança me falou que eu fizesse a troca a cada 5.000 Km.
    Pois bem já está na hora de fazer a troca. No manual fala que devo utilizar o óleo homologado na norma VW 502 00, API J e classe de viscosidade nessa ordem: SAE 5W 40, SAE 10W 40 OU AINDA SAE 15W 40.
    Exatamente nessa ordem que acabei de postar. Mas não fala nada sobre viscosidade do óleo. E agora como devo proceder?

    Agradecido se puderem me ajudar.

    Abraço.

  33. Bom dia.
    Tenho um Clio 2003 e está com 97000 km.
    No manual diz para usar óleo com especificações ACEA A3 e API SJ.
    Na viscosidade diz apenas para não utilizar óleo com viscosidade 0W.
    Isso quer dizer que posso usar qualquer viscosidade?
    Com essa quilometragem, o que é mais indicado? Usar 10W30 ou 15W40?

    Obrigado pela atenção.

  34. olá tenho um gol 1.0 g5 2011/2011 e esta com 30.000 km ja na hora de trocar o óleo … qual é o óleo indicado correto que posso usar…….

  35. olá troquei o óleo do meu gol g5 1.0 2011, mais colocaram um oleo 5w30 sendo que o recomendado era 5w40 sera que terei problemas … obrigado …

  36. Bom Dia, tenho um fox 2007 e levei para trocar o oleo e foi colocado o elaion 5/40 mais fiquei em duvida pois meu carro já tem 92636km rodados deveria ter colocado um oleo mais grosso?

  37. BOA TARDE
    TENHO UM ASTRA 2004 TROQUEI O OLEO NA CONCESSIONARIA ELES ME FALARAM PARA USAR 20W50 API-SJ MAS QUANDO BATO O ARENQUE COM O MOTOR FRIO ELE TA BATENTO PINO TO PENSANDO EM UTILIZAR 15W40 SL/CF DA ELAION OLEO. ESSE ÓLEO QUE VOU UTILIZAR É MELHOR OU PIOR?

    • Olá Emiliano,
      O óleo que você pensa em trocar (15W40) possui viscosidade MENOR do que o óleo que já está no veículo e provavelmente não vai resolver o problema. Sugerimos você levá-lo a um mecânico de confiança.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  38. Olá,tenho um palio ELX 2007/2008,qual o óleo seria mais adequado sendo q o manual diz:”sintético SAE (5w30)ou de base sintética(15w40)-API SL e fiat 9.55535″.
    O carro já tá com 60.000km rodados…

    • Olá Dagnilton,
      Sugerimos você usar exatamente como está escrito no manual, ou seja: OU o óleo sintético SAE 5w30 OU o sintético 15w40. O API pode ser SL, SM ou SN.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  39. ops!!!o carro é 1.0 motor fire.

  40. ESTAVA COLOCANDO O OLEO SELENIA NO MEU TIPO ANO 94,95.POSSO IR COMPLETANDO COM O VS MAIS MAX SUPERMULTIVISCOSO API SJ 20W50?
    URGENTE OBRIGADA E UM FELIZ NATAL.

    • Olá Eva,
      Se a especificação de viscosidade e API for a mesma, ainda que de marcas diferentes, em tese você pode. Contudo sugerimos você usar sempre o mesmo, para evitar dores de cabeça. Se estiver havendo uma diminuição muito acentuada do nível, vale a pena levá-lo ao mecânico de confiança.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  41. Olá pessoal como passaram o ano? espero que bem…
    Mais uma vez estou aqui precisando da ajuda de vocês. Efetuei a troca de óleo do meu Polo hatch ano 2007-2008 ao atingir os 5.000 Km, e já esta na hora de trocar o óleo novamente, mas não lembro qual coloquei da última vez rsrsrs
    Só lembro que a segunda especificação era realmente 40 como recomenda o manual, mas a primeira não lembro se era 5, 10 ou 15w…
    O que fazer agora?

    Agradeço de mais se puderem me ajudar, abraço.

    • Olá Alessandro,
      Se o manual diz q pode ser qualquer um dos 3, qualquer deles realmente poderia ser utilizado. Mas segundo o site da VW, 5w40 é a viscosidade ideal para os veículos da VW produzidos a partir de 2001 (http://www.vw.com.br/pt/servicos/servicos_e_manutencao0/oleos_e_fluidos.html).
      Eles sugerem particularmente o Castrol Magnatec Professional SAE 5W40. A diferença entre esses q estão no seu manual é a viscosidade com o motor à frio. O 5w40 é mais fluido do que os demais quando o motor está frio. Como seu carro está apenas com 5.000 Km é adequado mantê-lo.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  42. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Coloquei o Lubrax 5W40, API SN, e consta ainda na embalagem que esse óleo atende à norma 502-00 que a Volkswagen recomenda.

    Vou trocar a cada 5.000 KM, dessa forma manterei o motor do meu carro sempre em bom estado né isso?

    Obrigado.

  43. carlos alberto sgobero

    at.equipe OPC
    Estou montando um processo de licitação para aquisição de oleo lubrificantes para maquinas leves e pesadas e tambem veiculos leves e pesados, queria saber que tipo de especificação que posso colocar na licitação pois não posso colocar marca, queira colocar especificação para oleo primeira linha. aguarado informação.

    • Olá Carlos Alberto,
      Infelizmente não conseguiremos ajudar muito nessa questão, pois não temos experiência com licitação.
      Uma única sugestão talvez seja checar o manual dos veículos e equipamentos que você pretende usar o óleo. Lá devem estar especificados os parâmetros de viscosidade, dentre outros, que devem ser seguidos.

      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  44. tenho uma captiva 2010,no manual diz que o oleo deva ser 5w30 e api igual ou superior SL.Possso colocar o de API SN direto,sem passar pelo SM?Ela esta com API SL agora.Quando ligo o ar condicionado faz um barulho estranho,pode ser o ar forçando o motor?

    • Olá Thiago,
      Agradecemos seu contato. Você pode colocar o API SN contanto que todo o óleo anterior (SL) seja removido (ou seja, não é adequado apenas repor trocando a especificação). Sobre o ar, provavelmente a causa não é o óleo de motor. Recomendamos que você leve o carro a uma oficina de confiança.
      Atenciosamente.
      Equipe OPC

  45. Ola acessei hoje o site de vcs e gostei, pois como qualquer dono de carro, tem que tratar bem a sua carroça, kkkk, somente quero um conselho…
    Possui um gol power 1.0 16v 2002 e nao veio o m. do prop. e pesquisei nao sei o certo, mas a maioria informa 10w40 sendo que estou em duvida em colocar um Oleo Semisintetico Tecno Lubrax Sn 10w40, o que vcs acham?

    Obrigado e irei acompanhar o suporte de vcs para os motoras, um forte abraço…

  46. luciano ildebrando

    olá!
    minha duvida é a seguinte: tenho um gol G4 1.0 flex 2006 e no manual fala que deve ser o usado o oleo que atende as especificaçoes VW502 00 e a classe de viscosidade SAE 10W-40,SAE 5W-40 ou ainda SAE 15W-40,mas meu mecanico trocou o oleo do meu carro e colocou O OLEO CASTROL gtx 10W-40 e com especificaçao apí sl sae 10w-40 diz na embalagem exclusivo aditivo anti-borra esta correto pois anteriormente estava usando o havoline api sl sae 15w-40 posso continuar co o gtx ou devo voltar para o havoline?

    OBRIGADO!!

    Leia mais: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o-que-significam-as-siglas-nas-embalagens-de-oleo-lubrificante/#ixzz2THcDGKKH

  47. Ola. Estou nos EUA e comprei um Chrysler concorde 1996 bem rodado. No manual diz oleo sintetico 10w30, sera que posso completar com este oleo ou tenho de fazer toda troca? Comprei um oleo aqui mas nao sei se eh sintetico, e SAE 10w30 API SN. OBrigado

  48. Ola. tenho um gol g111 1.0 16v e ja foi feito o motor 2 vezes sem retificalo e ja esta com mais de 100 mil km q oleo devo usar?

  49. Oi, atualmente a maioria dos fabricantes recomendam no manual do carro utilizar o óleo 5W30. Em condições normais, este óleo seria ideal para trabalhar com a temperatura ambiente variando entre -30 e 15 graus, certo? No Brasil, em algumas regiões facilmente a temperatura supera os 30 graus, isto não prejudica a durabilidade e eficácia do motor?

    • Olá Junior,
      A temperatura ambiente está mais relacionado com a partida do motor e nao com a temperatura de operação (que gira em torno de 90-100°C).
      Oleos mais finos sao recomendados em lugares mais frios para que haja partida com mais tranquilidade.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  50. oi boa noite !!!! tenho um gol bola 97/98 1.0 at À gasolina. o manual do veiculo indica o de classificaçao api – sh . qual seria esse oleo .

  51. Boa noite,

    O motor do Gol Special 2001/2002 do meu pai foi parcialmente retificado. O mecânico trocou o óleo, mas colocou do tipo 20w50, sendo que no manual está 10w40. Então recomendei a ele a troca do óleo, mas como foi há pouco tempo, o mecânico disse que não precisaria trocar o filtro de óleo. Isto está correto? O óleo original era mineral, esse novo é semi-sintético.

    Obrigado.

    • Olá Fausto,
      Via de regra sempre se troca o filtro do óleo sim.
      Contudo veículos retificados por vezes tem particularidades que só quem o está examinando consegue saber as necessidades.
      Sugerimos que vc consulte outro mecânico de confiança para confirmar as informações.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  52. tenho uma moto e o fabricante recomenda o uso do ólheo API SL / JASO MA 20W-50……Qual óleo eu poderia utilizar no lugar desse.

    • Olá Valmir,
      Sugerimos que você use essa informação de especificações que consta no manual do proprietário é a fonte mais segura (pode haver variações de modelo).
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  53. Gostaria de saber qual a especificação para moto, no
    caso uma gsxr 1000 ano 2003, falam muito em mutul
    mas olhei a especificação e esta assim API sg
    pelo explicado me pareceu que ta longe dos API sl

    ajuda ai..flow

  54. tenho um gol g5 2009 ele foi retificado recentimente o oleo colocado no motor foi 20w50 mineral da lubrax gostaria de saber se e ideal ou se devo trocar por outro desde ja obrigado

    • Olá José Antônio,
      Veículos retificados possuem demandas de óleo específicas e frequentemente nao se utiliza o mesmo que está no manual do proprietario.
      Recomendamos nesse caso que você procure um mecânico de confiança.
      Atenciosamente,
      Equipe OPC

  55. ola qual a diferença do lubrax 10w40 sl para o elf 10W40 COMPETITION tx

  56. Boa tarde a equipe,

    tenho uma dúvida a respeito do óleo do meu carro. Recentemente comprei um C3, 1.6 16V, 2011, automatico, semi-novo. Na especificação do Manual tel informando 15W50 API SL/CF, os vendedores aqui na bahia so me empurram o 15W50 SJ/CF, é seguro usar?

  57. Olá, vi no site da VW que o óleo indicado para meu carro é o 10w40 SL, teria algum problema de colocar um 15w50 ou 15w40 ? a diferença de valor é muito grande.

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